Qual é a ligação mais polar?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

A ligação iônica apresenta polarização máxima, ou seja, nenhum outro composto é mais polarizado que o composto iônico.

Polaridade da Ligação
Uma ligação covalente pura, em que os átomos dividem igualmente um par de elétrons, ocorre somente quando dois átomos idênticos se ligam. Quando dois átomos diferentes se ligam, o par de elétrons será compartilhado de forma desigual. O resultado é uma ligação covalente polar.

A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar. Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero. Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.

Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar; Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares.

A água

A água é o solvente polar por excelência, pois dissolve bem substâncias iônicas, polares e em pequeno grau substâncias pouco polares - sendo chamada também de solvente universal. Assim, substâncias miscíveis em água são ditas hidrofílicas e as pouco solúveis ou insolúveis, hidrofóbicas.

Uma molécula é polar quando o número de nuvens eletrônicas no átomo central é diferente do número de átomos (do mesmo elemento químico) ligados a esse átomo. O oxigênio apresenta seis elétrons na camada de valência e utiliza esses elétrons em cada uma das ligações simples com os átomos de hidrogênio.

HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.

Nesse caso, nós podemos ter as duas possibilidades: ligação covalente polar e ligação covalente apolar. Para determinar a polaridade desse tipo de ligação temos que analisar a eletronegatividade dos átomos dos elementos ligantes.

A ligação iônica acontece entre um metal e um ametal; no caso do cloreto de sódio, o metal sódio (Na) doa um elétron para o ametal cloro (Cl), ficando assim ambos estáveis eletronicamente.

A molécula de oxigênio (O2) não é polar, pois é formada apenas por um elemento químico e, consequentemente, não há diferença de eletronegatividade.

A diferença das polaridades é por causa da geometria molecular. Entenda: A molécula do OF2 é angular, pois o oxigênio possui pares de elétrons disponíveis. Por ser angular, os vetores não se anulam e a molécula é polar.

As moléculas podem ser classificadas em polares ou apolares: apolares: moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo); polares: moléculas que apresentam polos (positivo e negativo).

Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados. Com o exemplo acima, podemos perceber que a interação dipolo-dipolo ocorre devido à atração entre os polos de carga oposta. O polo negativo (cloro) atrai o polo positivo (hidrogênio) da molécula vizinha.

Moléculas Polares
A molécula é polar porque há mais nuvens eletrônicas em torno do átomo central do que iguais ligados a ele. A formação da nuvem eletrônica faz com que a molécula adote uma estrutura que acomoda melhor os átomos. A molécula de amônia possui geometria piramidal e a da água tem geometria angular.

26 A ordem crescente de polarização molar (ordem decrescente de polaridade molecular) está de acordo com o esperado, sendo os solventes mais polares a água, acetonitrila, etanol e acetona, enquanto que os menos polares são clorofórmio e acetato de etila.

Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.

Alguns solventes normalmente utilizados estão listados a seguir na ordem crescente de aumento de polaridade: Hexano < tetracloreto de carbono < tolueno < diclorometano < clorofórmio < éter etílico < acetato de etila < etanol < metanol < água.