Qual é a liga do aço inox?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os Aços Inoxidáveis são ligas de ferro (Fe) e cromo (Cr) com um mínimo de 10,50% de Cr. Outros elementos metálicos também integram estas ligas, mas o Cr é considerado o elemento mais importante porque é o que dá aos aços inoxidáveis uma elevada resistência à corrosão.

O aço é um material muito utilizado na sociedade em geral, mais especificamente na indústria e na construção civil, sendo produzido basicamente por ligas de ferro com carbono e em alguns casos aditivos, que buscam modificar certas propriedades.

O Aço Inox 304 é uma liga metálica composta por Ferro, Carbono, Silício, Manganês, Fósforo, Enxofre, Cromo e Níquel.

Dentre as ligas mais utilizadas em nosso cotidiano, podemos citar o aço, composto em sua maioria pelo metal ferro (98,5%), carbono (0,5 a 1,7%) e traços de silício (Si), enxofre (S) e fósforo (P).

AÇO 316L é uma variação excepcional do metal com grande resistência à oxidação, o que faz a joia durar muito mais tempo. Isso significa que o metal possui baixo teor de carbono e passou por um derretimento a vácuo – método seguro que evita qualquer tipo de contaminação.

O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas. O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).

Desse modo, é possível classificar os aços inox em cinco categorias básicas: Ferríticos, Austeníticos, Martensíticos, Dúplex e os endurecíveis por precipitação.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

O aço sae 1045 é um aço para beneficiamento com temperabilidade baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na seção transversal, não se recomendando seu uso para seções superiores a 60 mm. Possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura. É utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB.

Aço Inox. Essa é a mais conhecida, vinda do termo “Stainless Steel”, traduzido como “aço inoxidável”. Todo tipo de aço dessa família está menos sujeito à oxidação (ferrugem), mas isso não quer dizer que o “Inox” nunca irá enferrujar. Ele apenas possui maior resistência, principalmente se comparado ao aço carbono.

Conforme explicamos acima, o aço carbono é uma liga metálica que dispõe de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição, dando ao aço um nível tão elevado de resistência e permitindo que ele seja usado em grande escala na atividade industrial.

Os aços inoxidáveis do tipo 316 incluem menos cromo, geralmente em torno de 16%, mas aumentam os níveis de níquel e adicionam molibdênio à mistura. Na maioria das ligas comuns, você encontrará 10% de níquel e 2 a 3% de molibdênio. No entanto, ligas especiais podem ter até 9% de molibdênio.

A principal diferença entre o Aço Inoxidável 304 e o 316 é a composição química, com o 316 contendo uma quantidade significativa de molibdênio; tipicamente 2 a 3 por cento em peso, enquanto apenas vestígios são encontrados no 304. O Aço 316 conta com cerca de 2,50% de molibdênio em sua composição.

A diferença do Aço 304 para o 316 é que o segundo conta com cerca de 2,50% de molibdênio em sua composição. Essa liga garante a essa classe de Aço Inox uma qualidade superior para as mesmas aplicações do Aço 304, este muito usado em linhas farmacêuticas.

Conheça quais são as principais ligas metálicas utilizadas na indústria e presentes de alguma forma no dia a dia das pessoas.

  • Aço. Produzida em siderúrgicas, é a liga mais utilizada. ...
  • Aço inox. O aço inox é uma das ligas metálicas produzidas a partir do aço. ...
  • Ouro 18 quilates. ...
  • Bronze. ...
  • Latão. ...
  • Amálgama. ...
  • Magnálio.

Qual a diferença entre o aço carbono e liga? Dessa forma, a principal diferença entre o aço carbono e o aço-liga, está na fórmula. Enquanto o aço carbono é formado apenas por ferro e carbono, já o aço-liga leva um terceiro elemento conforme listado acima.

Com nível de dureza tão alto, a liga metálica de cromo, cobalto e níquel é a tida agora como a mais forte do planeta e tem potencial de ser aplicada em diversas áreas diferentes, incluindo criação de estruturas resistentes para explorar o espaço, por exemplo.

Na classe de aços básicos da norma americana AISI a diferença entre 316 e 316L é somente o teor de carbono. Os limites do teor de carbono são no máximo 0,08% para 316 e máximo 0,03% para os aços 316L.

O material 304 é usado da mesma forma em churrascos e churrasqueiras, mas a resistência à corrosão do 304 é maior do que a do 430. O material 430 é resistente a componentes de ácido nítrico, mas tem menos resistência à corrosão que outros agentes corrosivos.

AISI 444 é um aço inoxidável ferrítico com baixo teor de carbono e nitrogênio, que oferece resistência à corrosão por pite e fissura superior à maioria dos aços inoxidáveis ferríticos.