Qual é a lenda do Jurupari?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Na mais conhecida das duas lendas, Jurupari seria, na verdade, o deus da escuridão e do mal, que visitaria os índios em sonhos, assustando-os com pesadelos e presságios de perigos horríveis, impedindo, entretanto, que suas vítimas gritassem - o que, por vezes, causava asfixia.

Já o Bradador – que significa gritador – é uma alma-penada, um assombração famosos no estado de Santa Catarina. Da mesma forma que Corpo-seco, Bradador também foi rejeitado e sua alma vaga pelo mundo, principalmente nas sextas-feiras, depois da meia-noite.

A lenda do Chibamba consiste em um fantasma que assombra crianças, participando de seus pesadelos. Trata-se de uma lenda da África que chegou ao Brasil por intermédio dos nativos. Os africanos costumavam ornamentar o corpo com folhas de bananeira em alguns de seus rituais (pesca, caça, colheita, etc.).

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras.

Diz a lenda que houve uma época na qual a aldeia passava por necessidades pela escassez de alimento. Itaki, o cacique da tribo, apresentou uma solução radical: para controlar o número de habitantes, determinou que todos os bebês que nascessem a partir de determinada data deveriam ser sacrificados.

  • Lenda da Iara | Folclore.
  • Lenda do Saci-pererê
  • Lendas Indígenas.
  • Lenda do Boto-cor-de-rosa.
  • História e origem da lenda do Boitatá
  • Lenda da mula sem cabeça: uma história de arrepiar.

Conheça as lendas do folclore brasileiro:

  • Saci Pererê Saci Pererê – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Curupira. Curupira – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Sereia Iara. Iara – Ilustração – Dentro da História. ...
  • Mula sem Cabeça. Mula sem cabeça – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Lobisomem. ...
  • Cuca.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

A Lua representa o poder feminino, é a Deusa Mãe, Rainha do Céu em algumas mitologias. Em outras palavras é uma deidade feminina. A rana, o sapo,o lobo, a lebre e o coelho são animais relacionados com a Lua, e muitas vezes representa-se-lhes como símbolo da mesma.

Para os tupis-guaranis, a Lua (Jaxi, em guarani), principal regente da vida marinha, é considerada do sexo masculino, o irmão mais novo do Sol.

O Papa-Figo é conhecido como um velho maltrapilho, corcunda e barbudo que costuma vagar pelas ruas da cidade com um grande saco nas costas. Sua intenção é capturar crianças desobedientes e comer seus fígados.

O corpo-seco é uma espécie de morto-vivo que não foi aceito no céu e no inferno e foi expelido pela terra.

O Uirapuru é uma lenda que fala do amor de um índio por uma bela indiazinha da sua tribo. Por ser um amor proibido, o índio pediu ao deus tupã para ser transformado em pássaro. E pelo resto da vida o seu maravilhoso canto foi ouvido pela sua amada e por toda a floresta.