Qual é a lenda do curupira?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O curupira é uma das lendas do folclore brasileiro. Fala de um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores. Na lenda, o curupira é um ser conhecido como protetor da floresta.

Segundo a lenda, quando o Curupira percebe a presença de alguém que representa uma ameaça à natureza, ele recorre a diferentes travessuras para espantar os invasores. Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas.

A caipora é uma personagem do folclore brasileiro. A lenda narra sobre um ser em forma de índia possuindo baixa estatura e cabelos vermelhos que atua como protetora dos animais. Na lenda, a caipora habita o interior da floresta, protegendo os animais de caçadores. A caipora é uma personagem do folclore brasileiro.

Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo. Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano.

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.

Por ser um defensor da mata, o curupira odeia todo mundo que venha até uma floresta incendiar, cortar árvores ou matar animais, por exemplo, bem como cometer outros abusos.

A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas. Essa lenda era comumente utilizada como forma de amedrontar as crianças. Na lenda tradicional, a Cuca tem a forma de uma mulher muito velha com o rosto horrendo, corcunda e pele enrugada.

Uma coisa que talvez seja seu ponto fraco é sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Por ser muito curioso, ele fica entretido com o novelo e a pessoa consegue fugir.

Rápido, esperto e dono de uma força extrema, ele é descrito como um menino de cabelos vermelhos. Quando encontra caçadores tentando matar as crias ou homens que aparecem para cortar e queimar as árvores, o Curupira faz barulhos, batendo nos troncos e assoviando, para assustá-los.

Como protetor da vida, o Curupira também é capaz de ressuscitar os animais assassinados pelos homens. Esses poderes mágicos fazem com que ele vença a própria morte, lei inexorável da existência, e assim consiga ampliar enormemente as possibilidades de a vida florescer, mesmo nos ambientes mais acossados pelos humanos.

A primeira menção que temos à lenda do curupira foi realizada por José de Anchieta, em 1560. Não se sabe exatamente quando surgiu a lenda do curupira, mas se sabe que ela é uma das mais antigas lendas brasileiras porque foi uma das primeiras a serem mencionadas pelos portugueses que se estabeleceram no Brasil.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

O Curupira pode ter vários nomes: Caipora, Caiçara, Mãe-do-mato, Demônio da Floresta ou Anhanga são os mais conhecidos, mas diz a lenda que esse menino de cabelos vermelhos como fogo, parecido com um indiozinho, tem os pés virados para trás e às vezes aparece montado em um porco selvagem.

Lenda é uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular.

Eduardo Galvão informa: "Curupira é um gênio da floresta. Na cidade ou nas capoeiras de sua vizinhança imediata não existem currupiras. Habitam mais para longe, muito dentro da mata.

A palavra "curupira" tem origem no tupi-guarani. Sendo uma contração entre a curu, de curumim, "menino" ou "criança", e pira, que significa "corpo", ou seja, curupira quer dizer "corpo de menino".

Resposta verificada por especialistas
A fruta preferida do Curupira é a manga, assim como seu prato predileto é a salada de folha de manga.

O curupira pode aparecer para alguém na floresta e oferecer a esse um acordo, mas, atenção, aqueles que não o cumprem sofrem pesadas consequências. Curupira é um ser da floresta e, por isso, não gosta de estar na presença de muitos humanos.