Qual é a lenda do Bumba meu boi?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado.

De acordo com a versão oficial adotada pela Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, quando Lindolfo foi acometido por uma doença grave e, temendo a morte, fez uma promessa a São João Batista: “Se ficasse curado, enquanto vida tivesse, colocaria um boi nas ruas para alegrar as pessoas”.

A lenda do Boi Garantido e Caprichoso
o Garantido foi fundado em 1913 e nasceu de uma promessa feita a São João Batista. Quando seu criador, Lindolfo Monteverde ficou gravemente doente, prometeu que, se fosse curado, construiria um boi para alegrar as pessoas durante as festividades de junho.

Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Nos diferentes estados onde ocorre, recebe diversos nomes, como Boi-Bumbá ou Boi-de-Parintins, no Amazonas; Bumba-Meu-Boi, no Nordeste; Boi-de-Mamão, em Santa Catarina; Boizinho, no Rio Grande do Sul, e outros.

Principais características
Ela consiste numa dança acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato, índia e o valentão.

Personagens Humanos: o Capitão Boca Mole, um fazendeiro dono da festa; Bastião, ajudante do Capitão e amigo de Mateus, que em algumas versões aparece como filho do fazendeiro; Mateus, que dependendo da região é chamado de Chico, Pai Chico ou Pai Francisco; Arlequim, que aparece como pajem; Catirina, Catarina, Catita ou ...

A competição. O Festival de Parintins começou em 1965, e sua primeira edição ocorreu no ano seguinte. Já na época, os dois bumbás, Caprichoso e Garantido, disputavam as paixões amazonenses. Em 55 edições, o Garantido saiu 32 vezes vitorioso.

Assim diz o instrumento: Art. 37 - A cor padrão da Associação Folclórica "Boi-Bumbá" Caprichoso é AZUL e do "Boi-Bumbá" Garantido é VERMELHA.

Seu simbolo é a Estrela Azul, no qual exibe em sua testa desde 1996. É o Guardião da Floresta, no imaginàrio caboclo e do lendário dos povos indigenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade.

O boi-bumbá Caprichoso é campeão do 56° Festival Folclórico de Parintins. Como tema, “Brado do Povo Guerreiro”, o bumbá somou 1.259 contra 1.258,8 do boi Garantido. A conquista confirma o bicampeonato do boi negro na história do festival.

O touro negro venceu por muito pouco, com uma votação bem apertada: 1.259 pontos, contra 1.258,8 pontos do Garantido. O Caprichoso venceu as três noites do festival. Na primeira noite (30/6), Caprichoso pontuou 419,8 contra 419,5 do Garantido.

Patrimônio Cultural do Brasil, a tradição que une em seus rituais o lúdico e o religioso é uma das principais manifestações populares praticadas no país. O Bumba Meu Boi é também um importante símbolo da cultura do Maranhão, estando intimamente ligado à identidade de seu povo.

O que é Boi-bumbá:
Significa o mesmo que Bumba meu boi, uma dança do folclore brasileiro que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Dentre as manifestações folclóricas maranhenses de cunho popular, o Bumba Meu Boi tem incomparável destaque, pois marca um compromisso sagrado, mostrando a grande ligação da festa com os santos comemorados durante o mês de junho. Essa manifestação cultural também é denominada de folguedo ou brincadeira.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

Dia do Folclore: lendas que você não conhece

  • Corpo-seco e Bradador. Ambos personagens possuem histórias semelhantes. ...
  • Capelobo. Versão nacional do Lobisomem, o Capelobo é um monstro que habita as matas do Norte do Brasil. ...
  • Boi Vaquim. ...
  • Boitatá ...
  • Quibongo. ...
  • Mapinguari.