Qual é a lenda do açaí?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.

Comumente, é consumido gelado, misturado com farinha de mandioca ou tapioca.

O pajé de uma aldeia tem um sonho com uma planta desconhecida, e sabe que é uma profecia. Logo depois, nasce Mani, uma menina de pele branca, como nenhum índio jamais tinha visto. A indiazinha morre misteriosamente e, na terra onde é enterrada, nasce uma planta, cuja raiz é tão branca quanto a pele da menina.

A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.

Acaí, a “fruta que chora”
O termo “açaí” é oriundo do tupi “yasa'i”, que quer dizer “fruta que chora”, numa referência ao suco desprendido pelo seu fruto.

O açaí é rico em vitaminas C e E, ômega-9 e anticitocinas, substâncias que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Aumenta as células de defesa do corpo e melhora o processo de cicatrização.

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.

Também conhecido como juçara ou açaí-do-pará, o açaí é um fruto que cresce nas palmeiras da região amazônica, sendo consumido por todos os estados brasileiros.

A vida do açaí
Quando os caroços começam a pretar os macacos, papagaios, guaribas, tucanos, araras etc. se alimentam das frutas. Esses animais gostam muito de açaí para poderem sobreviver.

A poderosa fruta se popularizou no país por volta de 2000, principalmente pelos frequentadores de academia ou pessoas que buscam alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais para acrescentar em sua alimentação.

O cultivo solteiro deve ser visto com ressalvas, uma vez que o açaizeiro começa a produzir a partir do terceiro ano do plantio.

O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

Também conhecida como “boiúna”, a história diz que uma enorme cobra vive adormecida embaixo da cidade de Belém, entre os bairros da Cidade Velha e Nazaré, sendo que a cabeça da cobra estaria na Catedral da Sé e seu corpo terminaria na Basílica. Caso ela acorde, a capital paraense iria para o fundo do rio.

A lua chorou todo o dia e toda a noite, e foi então que as lágrimas correram por cima da terra até o mar. O mar embraveceu e por isso não pôde a lua misturar as lágrimas com as águas do mar, que meio ano corre para cima, meio ano, para baixo. Foram as lágrimas da lua que deram origem ao nosso rio Amazonas”.

Conta a mitologia grega das amazonas que sua comunidade não aceitava homens, mas uma vez por ano elas saíam para terem relações sexuais para engravidar, a fim de terem filhos para preservarem seu povo. Quando nasciam filhos homens, ou eram mortos ou enviados aos pais.

Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro. A forma de conservação é muito importante para a sua qualidade, ele deve ser mantido em uma temperatura de -18º.

Poderoso corante natural, a antocioanina dá a cor roxa a ambas as frutas, mas no açaí ele é 33 vezes mais concentrada.

“O açaí possui um baixo teor de açúcares, e o seu sabor é muitas vezes descrito como uma mistura de vinho tinto com chocolate”.

Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí é uma das iguarias mais populares do Amazonas que se espalhou e caiu no gosto brasileiro. Muito consumido pelos adeptos de esporte no pós-treino para repor as energias, ele pode prevenir doenças como o câncer, o diabetes e a anemia.

Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.