Qual é a Lei do estrangeiro?

Perguntado por: aandrade4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

L6815. LEI Nº 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. ESTA LEI FOI REPUBLICADA PELA DETERMINAÇÃO DO ARTIGO 11, DA LEI Nº 6.964, DE 09.12.1981.

Aos migrantes são assegurados, assim como aos nacionais, os direitos e garantias fundamentais: a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, assegurando-lhe também os direitos e liberdades civis, sociais, culturais e econômicos (artigo 4º, caput e inciso I).

Para morar no Brasil legalmente você precisa ter uma autorização de residência. Na maioria dos casos ela é solicitada já em solo brasileiro. Ou seja, você deve verificar se o seu país está na lista de exigências de visto para entrar no Brasil ou não. Depois, venha ao Brasil e, ao chegar, faça o pedido de residência.

Por exemplo, um estrangeiro pode ficar como turista no Brasil, normalmente pelo prazo de 90 dias, sendo possível, em alguns casos, a prorrogação por mais 90 dias (dependendo do país de origem). Por outro lado, estrangeiros que possuem autorização de residência com prazo de 2 anos, podem ficar todo esse tempo.

Enquanto o termo “estrangeiro”, utilizado na lei 1980, chama atenção para a presença de pessoas alheias ao território nacional, a palavra migrante, no contexto da lei de 2017, indica um sujeito de direito, que pode ou não ser natural do país, já que a lei trata tanto da situação de brasileiros no exterior, como de ...

Será considerado como estrangeiro o indivíduo que nasceu fora do território nacional brasileiro desde que não tenha adquirido a nacionalidade brasileira da forma como prevê a lei. Somente serão considerados nesse tópico os estrangeiros que residem no Brasil.

O prazo de estadia máximo de um estrangeiro no Brasil, em viagem de turismo ou viagem de negócios, é de 90 dias, com a possibilidade de uma prorrogação de (até) outros 90 dias, totalizando o máximo de 180 dias por ano.

O visto permanente poderá ser concedido ao estrangeiro que pretenda se fixar definitivamente no Brasil.

A Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017, disciplinou a migração no Brasil e estabeleceu princípios e diretrizes para as políticas públicas para o imigrante. Também a nova Lei de Migração substituiu a Lei n. 818/49.

L9474. LEI Nº 9.474, DE 22 DE JULHO DE 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências.

O Auxílio Brasil, programa social de transferência direta e indireta de renda do governo federal, ganhou um novo aliado para facilitar o acesso de pessoas refugiadas e migrantes ao benefício.

Se o seu país estiver na lista daqueles para os quais é permitido prolongar sua permanência no Brasil por mais 90 dias continuamente, o estrangeiro deve ir a uma delegacia da Polícia Federal brasileira e solicitar a prorrogação da sua estadia.

O artigo 65 (Lei 6815/80) determina: “É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais”.

No entanto, o turista somente pode permanecer no Brasil por no máximo 90 dias em cada estada, prorrogáveis por igual período, totalizando 180 dias por ano.

2. Tipos de naturalização brasileira

  1. ter capacidade civil, segundo a lei brasileira;
  2. ter residência em território nacional por, no mínimo, 4 anos. ...
  3. comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e.
  4. não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

Conseguir a residência permanente no Brasil requer paciência e tempo, visto que é um processo demorado, burocrático e requer muita documentação. Assim, a melhor maneira de agilizar e evitar erros é contratando um escritório especializado em leis de imigração.

Qual o valor do visto brasileiro para estrangeiros? A princípio, o valor do visto para estrangeiros varia conforme o país de origem. Entretanto, o valor mínimo e mais comum é de R$80,00.