Qual e a lei de Coulomb?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

A unidade de medida da carga elétrica é o Coulomb.

Fórmulas: eletrostática
Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.

Em 1785, com o uso de sua balança de torção, Coulomb produziu seu trabalho mais notório: a lei de Coulomb. Tal lei estabeleceu que cargas elétricas puntuais deveriam atrair-se ou se repelir, de acordo com sua carga, com intensidades inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre elas.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

Cargas elétricas de sinais iguais se atraem. Já cargas de sinais contrários se repelem.

Um coulomb por segundo equivale a 1 ampère, unidade de intensidade de corrente elétrica cujo nome é uma homenagem ao físico francês André Marie Ampère. Quando uma carga de 1 coulomb se desloca através de uma diferença de potencial de 1 volt, o trabalho realizado corresponde a 1 joule.

O campo elétrico é definido como uma grandeza vetorial (possui sentido, direção e módulo) utilizado para medir as interações entre cargas elétricas, que podem ser de atração ou repulsão. Em outras palavras, esse campo é uma espécie de força gerada ao redor das cargas elétricas.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Mas há uma diferença fundamental entre as duas forças. Enquanto que na Natureza há somente um “tipo” de massa, cargas elétricas vêm em dois tipos: convencionamos chamá-las de carga positiva e carga negativa. Com isto, a força coulombiana pode ser atrativa (cargas opostas) ou repulsiva (cargas de mesmo tipo).

A principal contribuição de Coulomb foi sobre a lei que determina a força de interação elétrica entre materiais portadores de cargas. A chamada lei de Coulomb mostra que a relação de atração e repulsão das cargas elétricas é semelhante à lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton.

Assim, cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais contrários se atraem. Isso acontece porque toda carga possui um campo elétrico associado a ela e é ele quem define o controle que a carga exerce no meio.

Coulomb construiu um aparelho denominado balança de torção, através do qual ele podia fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas. Nessa balança construída por Coulomb há uma haste que é suspensa por um fio e em cada uma de suas extremidades há uma esfera.

Força forte (ou interação nuclear forte)
Ela tampouco pode ser observada por nós, pois atua em nível subatômico, mas sua intensidade é impressionante: é 6 mil trilhões de trilhões de trilhões (ou seja, 39 zeros depois de 6) vezes mais forte do que a da gravidade.

Leis de Newton

  • Introdução às leis de Newton.
  • lei de Newton: lei da inércia.
  • lei de Newton: princípio fundamental da dinâmica.
  • lei de Newton: lei da ação e reação.
  • Aplicações das leis de Newton.
  • Leis de Newton e gravidade.
  • Exercícios sobre as leis de Newton.

Velocidade de Deslocamento: Quais os tipos de velocidade podemos desenvolver? Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. Ela pode apresentar de três tipos: Velocidade de Reação, velocidade de Deslocamento e Velocidade dos Membros.

Constante de Coulomb, também chamada de constante eletrostática, ou constante de força elétrica, é a constante de proporcionalidade k que aparece na equação da força eletrostática da lei de Coulomb, bem como em outras fórmulas relacionadas à eletricidade.

K: constante eletrostática. No vácuo seu valor é 9.109 N.m2/C.

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Tensão elétrica:
Também conhecida por voltagem ou diferença de potencial. É representada pelas letras V, v ou v(t). A unidade de medida de tensão elétrica é o Volt (V) e também podem ser usados múltiplos e submúltiplos como: kilovolt(kV), milivolt(mV), entre outros.

O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V. Embora muitos chamem essa grandeza de voltagem, devido ao seu descobridor, o físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), o termo correto é tensão elétrica.