Qual e a lei da eletrostática?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.

A eletrostática é parte da física que estuda os diversos comportamentos das cargas elétricas e seus fenômenos, além das interações atrativas e repulsivas entre essas cargas.

De forma simples, a lei determina que existe uma força atrativa entre as cargas elétricas de sinais opostos e uma força repulsiva entre as cargas de sinais iguais. Quando determinou a lei, Coulomb também apontou que a forças com que as partículas interagem são da mesma intensidade.

Charles Coulomb ficou conhecido por determinar a Lei da Força Elétrica entre cargas, mostrando que ela era semelhante à Lei da Gravitação Universal de Newton. Charles Augustin de Coulomb foi um físico e inventor que nasceu em Angoulême, França, em junho de 1736.

A constante eletrostática, também conhecida como constante de Coulomb, é influenciada pelo meio onde as cargas elétricas se encontram. Assim, a constante eletrostática influencia o valor da força. Geralmente no vácuo, o seu valor é 9.109 N.m2 /C2, mas ela pode aparecer em outros meios, por exemplo: Água 1,1.108 N.m2 /C.

Lei de Coloumb e a Lei da Gravitação Universal
Note que ambas as forças são inversamente proporcionais ao quadrado da distância e dependem de um produto de grandezas características dos corpos em questão (massa no caso da gravitação e carga no caso da eletrostática) e de uma constante.

Mas há uma diferença fundamental entre as duas forças. Enquanto que na Natureza há somente um “tipo” de massa, cargas elétricas vêm em dois tipos: convencionamos chamá-las de carga positiva e carga negativa. Com isto, a força coulombiana pode ser atrativa (cargas opostas) ou repulsiva (cargas de mesmo tipo).

Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.

E=mc²: Einstein e a equivalência entre matéria e energia - UOL Educação.

O que é a pintura eletrostática? Como o nome já sugere, trata-se de um método criado para ser utilizado em superfícies feitas de materiais que possuam carga elétrica. Por isso, esse tipo de pintura costuma ser aplicada em superfícies metálicas, como portões de aço e esquadrias de alumínio.

As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas, que se referem aos prótons e elétrons. Existem três tipos de eletrização: atrito, contato e indução eletrostática.

Quando uma carga interfere em outras cargas, tem-se a força elétrica ou energia potencial elétrica. A Eletrostática possui três princípios: o princípio da atração e repulsão, o princípio da conservação de cargas elétricas e o princípio da eletrização.

O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.

k é constante eletrostática do meio que contém os corpos.

Cargas elétricas de sinais iguais se atraem. Já cargas de sinais contrários se repelem.

O pesquisador alemão Otto Von Guericke (1602 – 1686) conseguiu inventar a primeira máquina eletrostática, em 1672.

O coulomb (símbolo: C) é a unidade de carga elétrica no Sistema Internacional (SI). É, por definição, a carga elétrica transportada em 1 segundo por uma corrente de 1 ampere. Seu nome foi dado em homenagem a Charles de Coulomb.

Em 1777, Coulomb inventou a balança de torção, através da qual é possível fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas. Ainda em 1777, realizou pesquisas sobre o magnetismo terrestre e estudou as leis de atrito em 1779.