Qual é a largura da Avenida Paulista?

Perguntado por: smoura7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

2,40 metros

A Av. Paulista possui 2500m de extensão, duas pistas de 12,60m cada, separadas por canteiro central, com 2,40 metros de largura, e calçadas amplas.

Para entender o “tamanho” da Avenida Paulista, basta observar indicadores de duas das principais avenidas do setor de serviços e finanças da cidade, a Faria Lima e a Berrini. A primeira tinha, em 2000, cerca de 4.600 imóveis, e passou para cerca de 5.500 em 2020, um acréscimo de cerca de 900 imóveis.

Joaquim Eugênio de Lima

Segundo o livro Cidade de São Paulo: Estudos de Geografia Urbana (1958), a via inicialmente seria chamada de Avenida das Acácias, ou Prado de São Paulo. Mas, o idealizador da via, o engenheiro Joaquim Eugênio de Lima decidiu-se por Avenida Paulista, em homenagem ao povo que tão bem o acolhera.

A Avenida Paulista é um símbolo da cidade de São Paulo e, além da vocação para negócios e da famosa ciclovia, apresenta-se como um de seus principais expoentes culturais.

"Na Av. Paulista você tem a opção de correr pela ciclovia ou pelas largas calçadas, fazendo um percurso relativamente extenso, que dará cerca de 5 km (ida e volta). Também tem a opção de dificultar o treino somando ladeiras, ao percorrer a Av.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, a avenida Paulista completa 131 anos nesta quinta-feira (8). Com quase três quilômetros de extensão, o polo econômico também se tornou centro cultural e de entretenimento, além de ser um dos pontos turísticos da cidade.

a avenida mais movimentada do brasil - Avenida Paulista

  • Avenida Paulista.
  • São Paulo - O que fazer.
  • São Paulo.
  • Estado de São Paulo (SP)
  • Brasil.

Uma avenida que muda
Os modernos “espigões” da Paulista foram resultado de mudanças da legislação de uso e ocupação do solo após a década de 1960. Os edifícios sedes de bancos e de grandes empresas nacionais e internacionais, às vezes com mais de 30 andares, deram a cara urbana e eclética que a Paulista tem hoje.

Na Avenida Paulista, a área é de 135,5 mil m². Com sete pessoas se espremendo por metro quadrado, seria alcançado um público máximo de 948,5 mil pessoas.

Quando foi inaugurada, em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulistanão tinha ainda uma única construção. O que se via eram diversos terrenos uniformes, rodeados por uma cerca de arame de três fios, calçadas e duas pistas, ladeadas por árvores como magnólias e plátanos.

1 quilômetro 5 1000 metros 1 km 5 1000 m ou 1 quilômetro é a medida do comprimento de 10 quarteirões de 100 metros cada um.

Levando em consideração que o principal logradouro do município de São Paulo, Avenida Paulista, possui 2,8 quilômetros de extensão e uma largura máxima de 47 metros, é possível dizer que o famoso endereço paulistano abriga cerca de 520 mil pessoas.

Os ricos senhores do café, os grandes comerciantes e os principais chefes das indústrias construíram elegantes mansões nos lotes oferecidos pela avenida. Condes e barões também moravam na avenida, sendo que o mais famoso deles foi Francisco Matarazzo, oriundo da família mais rica do país à época.

Edifício Anchieta

Em 1941, no atual número 2584 da Avenida Paulista surgiu o Edifício Anchieta, com projeto arquitetônico do escritório carioca MMM Roberto, dos irmãos Marcelo Roberto e Milton Roberto. Anteriormente, lá ficava a casa de Antonio Pereira Ignacio.

O dia amanheceu com sol, poucas nuvens, e no fim da tarde, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento da nebulosidade, principalmente no extremo sul da Cidade, porém não há previsão de chuva.

Munido de todas essas informações, fica fácil entender porque a Avenida Paulista é tão apaixonante. Cenário cotidiano dos mais de 1,5 milhão de pessoas que passam pela avenida todos os dias, a avenida mais famosa de São Paulo guarda uma série de tesouros históricos e passeios incríveis.