Qual é a lâmpada mais forte?

Perguntado por: sfogaca . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

Escolhendo o modelo ideal

  • Escritório/sala de estudos – 300 – 500 lux.
  • Sala geral – 100 – 200 lux.
  • Quarto – 100 – 200 lux.
  • Cozinha – 100 – 500 lux.
  • Banheiro – 200 – 500 lux.
  • Escada/garagem/dispensa – 75 – 150 lux.

SÃO PAULO - Uma lanterna fabricada na China apresenta um feixe de luz tão forte que pode fritar um ovo ou atear fogo a materiais inflamáveis. A luz branca emitida é 20 mil vezes mais forte que uma lâmpada comum quando ajusta para a maior potência.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

Para saber qual lâmpada consome menos, divide-se a quantidade de lúmens pela potência dela. A partir disso sabe-se a quantidade de lúmen que uma lâmpada emite a cada watt consumido. Tem-se a noção de que lâmpadas incandescentes consomem mais que as fluorescentes e que as de LED são mais econômicas que as fluorescentes.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

LED

LED. É a favorita da lista devido à sua versatilidade de aplicações e ao seu custo benefício. As lâmpadas do tipo LED são as mais modernas e econômicas do mercado – é possível uma redução de até 90% no consumo de energia.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

Levando em conta a explicação do tópico anterior, podemos comparar as diferentes tipos na equivalência de lâmpadas. Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens.

Osram Ultra Life

A lâmpada automotiva H4 Osram Ultra Life leva esse nome, pois dura até 4 vezes mais do que as lâmpadas halógenas comuns (até 3000 horas, segundo a fabricante). Ela pode ser utilizada durante o dia em rodovias, dias chuvosos ou à noite, para farol baixo e alto.

Uma lâmpada LED de 10W ilumina tanto quanto uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W – isto é, uma economia de quase 35% em relação à lâmpada fluorescente. E uma economia de 90% em relação à lâmpada incandescente.

SUPER LED H15 8.200 LUMENS 72 WTS TP9 HONESTY A MAIS FORTE DO MERCADO | Shopee Brasil.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Ou seja, uma necessidade de aproximadamente 100-200 lux (lx) para a iluminação principal. Em uma sala de 20 m2, são necessários 2.000 a 4.000 lumens. Para obtê-los, a potência cumulativa de todas as lâmpadas LED instaladas deve ser entre 20 W e 40 W.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

2. Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).