Qual é a laje mais segura?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.

Um dos cuidados é com a espessura do concreto sobre a laje, que deve ter pelo menos 3 centímetros. No caso da inserção de tubulações na laje, a espessura cresce para 4 centímetros, se os tubos possuírem diâmetro máximo de 12,5 milímetros.

As lajes de EPS não quebram facilmente como a cerâmica. Além do mais, o EPS é mais fácil de cortar e trinca menos, logo há menos desperdício de peças. Em comparação às lajotas de cerâmica, há uma economia com concreto, aço, escoramentos, mão de obra, e diminuição de reposição de peças.

A infiltração nas lajes representa perigo, pois pode afetar toda a estrutura do imóvel. Da laje, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e pode até chegar ao rodapé, causando danos à aparência da construção. Saber que existe água se infiltrando na laje e nas paredes não é algo tão simples.

Suporta peso? A resposta é sim! A placa de isopor para laje é um material extremamente resistente, tanto que leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, como explicamos no começo do texto, a laje de isopor é colocada em uma estrutura de concreto e ferragem.

laje maciça

A laje maciça é atualmente a mais utilizada no Brasil. É uma placa formada por concreto armado, responsável por resistir esforços à tração e à compressão.

A laje de isopor facilita também as instalações elétricas e tubulações, não absorve água na hora de aguar e tem melhor desempenho térmico e acústico em relação à laje de cerâmica, mantendo a temperatura interna. Há ainda a economia em concreto e aço e maior resistência à quebra.

Qual o tipo de laje mais barato? Laje Nervurada – Os espaços entre as nervuras dessa laje podem ficar vazios ou receberem material inerte, como bloco cerâmico, concreto celular ou EPS. Acaba sendo um tipo de laje mais econômica com relação ao material a ser utilizado.

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.

A infiltração na laje de concreto é algo relativamente normal, os primeiros sinais da infiltração nesse local são bolhas na pintura da superfície, manchas pretas e quando a situação está mais evidente há presença de mofo e a tinta descasca.

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Vantagens e Desvantagens da laje de isopor

  • Isolamento acústico: a laje de isopor não é eficaz apenas quando se refere ao isolamento térmico. ...
  • Resistente: um dos medos gerais é se forro de isopor aguenta peso, e a resposta é favorável – sim, laje de isopor suporta peso!

É possível rebocar? Não é recomendável fazer frisos ou ranhuras no isopor para adesão do reboco, por isso a laje de isopor demanda um chapisco colante especial. Com o uso do chapisco para laje de isopor o restante do processo do reboco é igual ao das demais lajes.

Mas isso não significa que possam ser ignoradas por muito tempo. Afinal, as trincas podem ser uma porta de entrada para infiltrações no concreto. Além do transtorno estético, podem aparecer manchas, marcas de mofo e, até mesmo, evoluir para danos estruturais no imóvel.

O que causam rachaduras, trincas e fissuras? Rachaduras podem ocorrer por excesso de peso sobre a laje, que consequentemente distribuem o peso para as vigas e pilares.

As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso.

As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.

Além de, como já citado, serem mais baratas do que a laje de isopor, as lajotas de cerâmica não precisam de material especial para garantir a aderência do acabamento e podem ser rebocadas.

Continuar lendo O que segura a laje?