Qual é a justiça de Deus?

Perguntado por: vmachado . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

A justiça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo e é expressa nas Suas ações e no cumprimento das exigências da perfeição do próprio Deus. A Bíblia diz que a Justiça de Deus se revela através do Evangelho (Romanos 1:17), da mensagem de salvação em Jesus Cristo.

Ele demonstrou que a justiça é o princípio de todas as demais virtudes do homem, como amor, bondade e compaixão que, no entanto, surgem como conseqüência da justiça.

A palavra “justiça” 1 está relacionada à lei, moralidade e justiça. O que é ser justo diante de Deus? Somos justificados mediante a fé, como está escrito: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Justiça é "a virtude moral que rege o ser espiritual no combate ao egoísmo biológico, orgânico, do indivíduo." (ADEODATO, 1996). A Justiça harmoniza as pretensões e interesses conflitantes na vida social da comunidade.

Como pedir justiça divina? Como orar a Deus pedindo justiça? " Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos. Não permita que meus inimigos me façam mal nem no corpo, nem na alma, e que nenhuma injustiça me abale.

“Vocês sabem que Jesus é justo; reconheçam, pois, que toda pessoa que pratica a justiça nasceu de Deus” (1 Jo 2,29).

Provérbios 12:17 ARA
O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa, a fraude.

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a gente ímpia; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que me visto de luto por causa da opressão do inimigo?

E o lema era a palavra de Isaías 32, 17 que tomei como título dessa declaração: A paz é fruto da justiça. Isso significa que a segurança pública não se resolverá apenas por medidas policiais e menos ainda por linguagens que incitam a violência e o ódio em meio às pessoas.

Ele é conhecido nas escrituras como o “justo juiz” (2 Timóteo 4:8; Moisés 6:57), e Seu conselho a nós é que também “[julguemos] com julgamento justo” [Tradução de Joseph Smith, Mateus 7:1–2 (Mateus 7:1, nota de rodapé a)] e depositemos nossa “confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem (…)

A justiça faz reinar a ordem e a paz tanto na vida individual como na vida social. Precisamente, porque respeita os direitos de cada um, faz reinar a honradez nos negócios, reprime a fraude, protege os direitos dos pequenos e humildes, refreia as rapinas e injustiças dos fortes, e assim estabelece a ordem na sociedade.

No âmbito da justiça, o juízo pode ser considerado o conjunto de atividades desempenhadas pelos juízes no exercício de suas funções. O juízo ainda pode ser o órgão do Poder Judiciário onde são executadas as atividades do direito, através de juízes e pelo tribunal.

Nos Salmos encontramos uma pérola que diz assim: As pessoas justas são como árvores que crescem na beira de um riacho (estão sempre úmidas - alimentadas) elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham (Salmo 1.3). É isso mesmo, quem é justo não desiste, não murcha, não volta para trás.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo. 4 Essa vinculação entre justiça e o cumprimento da lei será temperada por aquilo que Aristóteles vai chamar de “equidade”, conforme será visto mais à frente.

perversos são derrubados pela calamidade." Provérbios 24:16.