Qual é a interjeição de nossa?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

As interjeições podem aparecer de diversas formas: Sons vocálicos: “Ah!”; “Uai!”; “Ih!”. Palavras exclamativas: “Nossa!”; “Puxa!”; “Eita!”.

O principal objetivo de uma interjeição é, então, expressar uma emoção de forma escrita. Na maioria dos casos, as interjeições vêm acompanhadas de um ponto de exclamação, uma vez que existe a intenção de chamar atenção para a sensação ou para o sentimento que está sendo demonstrado.

A interjeição é a palavra que expressa emoção ou uma sensação e é sempre acompanhada de um ponto de exclamação (!). Esta é uma das dez classes de palavras (ou classes gramaticais). por sons vocálicos: Ah! Oh!

Então, nesse caso, temos o emprego de uma mesma interjeição com o sentido diferente. Agora nos exemplos 3 e 4 tanto a interjeição “Oba!” quanta a interjeição “Viva!” expressam o mesmo sentimento, o de “alegria”. Tanto na modalidade da língua oral quanto na escrita o uso da interjeição está relacionada ao contexto.

Já as locuções interjetivas são duas ou mais palavras que formam uma expressão com efeito de interjeição. As interjeições fazem parte das classes de palavras invariáveis da língua portuguesa. Elas exprimem emoção, sensação, ordem, apelo ou descrevem um ruído.

exprime impaciência, irritação, raiva ou repulsa; arre!, apre!

Exemplos das interjeições: Advertência: Cuidado!, Fogo!, Alerta!, Atenção!, Calma! Admiração: Puxa!, Nossa!, Que coisa!, Ual!, Céus!

A interjeição é uma palavra invariável que expressa na modalidade escrita as reações emocionais dos falantes. A interjeição faz parte da classe de palavras invariáveis da língua portuguesa e tem como principal objetivo traduzir para o papel a emoção presente na fala.

Exemplos do uso de Ah em expressões:
Ah não - Contrariedade ou frustração. Ah é - Você está certo. Ah vá - Deixa disso. Ah moleque - Cumprimento informal quando alguém fez algo admirável.

As interjeições são unidades cuja forma pode variar muito: Sons vocálicos: “Ah!”, “Ih...”, “Ué!”. Palavras da língua: “Puxa!”, “Eita!”, “Nossa!”. Locuções interjetivas, envolvendo mais de uma palavra: “Cruz credo!”, “Arre égua!”.

Resposta. Resposta: Quando designa alegria, pode ser substituída pelas interjeições: eh, oba, viva.

Podemos perceber que a palavra – “Nossa!” revela um sentimento de admiração, algo bem positivo, que traduz alegria, contentamento. Por isso dizemos que as interjeições são palavras que exprimem sentimentos variados, conforme os que foram acima mencionados.

Aplauso: Muito bem!, Bem!, Bravo!, Bis!, É isso aí!, Isso!, Parabéns!, Boa!, Apoiado!, Ótimo!, Viva!, Fiufiu!, Hup!, Hurra! Chamamento: Alô!, Olá!, Hei!, Psiu!, ô!, oi!, psiu!, psit!, ó!

As interjeições são classificadas de acordo com o sentimento que denotam. Entre as mais usadas, podem-se enumerar: 1. Admiração, espanto ou surpresa: ah!, céus!, hã!, ih!, nossa!, oh!, quê!, ué!, poxa!, puxa!, uau!, xi!

Palavra comumente usada para expressar espanto, admiração, indignação. Em alguns casos, pode ser substituída por: caramba, cara, nossa, putz, etc. Exemplo de uso da palavra Puxa: Puxa, tirei zero!

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.