Qual é a instituição social mais importante?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A principal questão é que, a instituição social “família”, é a mais importante. É dela que partem os valores éticos e morais que introduzem a consciência cidadã, o respeito à diversidade e consciência social. Mesmo que ocorra o contrário em muitos casos.

Como as Instituições Sociais atuam

  • Família. Como citado anteriormente, a família é a primeira instituição a qual o indivíduo tem contato. ...
  • Igreja. Não só as igrejas, mas também as diferentes religiões, são responsáveis por promover uma unidade de pensamento religioso. ...
  • Escola. ...
  • Trabalho. ...
  • Estado.

Sendo a família uma instituição, ela se apresenta como a primeira instituição com a qual o indivíduo tem contato em sua vida. Entretanto, as mudanças ocorridas na sociedade têm alterado as formas de interação social dentro das famílias, constituindo novos modos de relacionamento entre indivíduo e meio.

Veja como exemplo, no quadro a seguir, a estrutura das principais instituições sociais.

  • Partes da.
  • Estrutura.
  • Família.
  • Igreja.
  • Estado.
  • Empresa.
  • Escola.

Tipos de Instituição
Instituições Espontâneas: surgem espontaneamente a partir das relações estabelecidas entre os agentes sociais, por exemplo, a família. Instituições Criadas: o nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. São elas, os bancos, as igrejas, etc.

Historicamente, a família é a instituição mais antiga entre os seres humanos. É o tipo de organização que predominou em muitas culturas. Desde os Mongóis, passando pela África e Europa e chegando na América.

No Brasil a primeira instituição a se tornar a Organização Social foi a Fundação Roquette Pinto, que passou em janeiro de 1998 a se chamar Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Quais são os tipos de instituições sociais no Brasil?

  • Assistência Social.
  • Saúde.
  • Desenvolvimento e defesa de direitos.
  • Habitação.
  • Cultura.
  • Educação e pesquisa.
  • Meio Ambiente.

As Instituições Sociais são definidas no campo sociológico como instrumentos que regulam e normatizam a ação dos indivíduos a partir do uso de regras, normas e leis. A sociedade, em grande parte, aceita as normas e leis impostas.

Espontâneas – surgem a partir de relações estabelecidas entre seres humanos, por exemplo, a família. Criadas – foram criadas para organizar a sociedade, alguns exemplos são as instituições bancárias, os órgãos públicos e as empresas.

A religião é a instituição social que tem como propósito central oferecer um sentido e explicação para a vida humana, fazendo-o através do apelo ao sagrado, isto é, a uma instância superior, divina, sobrenatural.

[A] escola é uma instituição social, his- toricamente considerada, inserida numa certa realidade na qual sofre e exerce influência. Não é uma instituição neutra perante a realidade social. Deve organizar o ensino, de forma a considerar o papel de cada indivíduo e de cada grupo orga- nizado dentro da sociedade.

A família é considerada como instituição muito importante no processo de aprendizagem. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento.

A família é a instituição social mais básica e inicial, responsável pela chamada socialização primária, isto é, pela primeira integração do indivíduo em sociedade, através do ensino da língua, da transmissão de valores, do ensinamento das normas básicas de convívio social, etc.

Os grupos sociais são grupos de pessoas que possuem algo em comum e que interagem em busca de um mesmo objetivo. Já as instituições são dotadas de regulamentos e normas padronizadas, buscando satisfazer as necessidades sociais e manter a ordem.

Instituições são estruturas ou mecanismos de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade. Instituições são identificadas com uma função social, que transcende os indivíduos e as intenções mediando as regras que governam o comportamento vivo.

Um sistema social é uma série de inter-relações padronizadas existentes entre os indivíduos, grupos e instituições, formando um todo. Pode, ainda, ser definido como um coletivo de pessoas que assumem diferentes tipos de tarefas para atingir objetivos e resolver problemas em comum.

Autoridades dirigentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público da União e dos Estados, Defensoria Pública da União, Conselho Federal da OAB e Seccional da OAB-DF.

O nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. Exemplo: Órgãos Públicos, as empresas, estabelecimentos comerciais, etc.

A interação entre esses elementos traz características aos sistemas sociais, como regras, normas e valores. Exemplos de sistemas sociais são: o casamentos, times de esportes, amizades, empresas, exércitos etc.

A família é a mais antiga instituição social criada pela humanidade. Quando os seres humanos começaram a se agrupar para facilitar a vida, eles buscavam os laços familiares para promover o agrupamento.