Qual é a instituição mais poderosa da Idade Média?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Dona de grande poder político e econômico, a Igreja foi a principal instituição da Europa medieval. Nenhuma instituição foi tão rica, bem organizada e poderosa durante a Idade Média na Europa quanto a Igreja Católica.

“Com a ruralização da economia, que se estendeu por toda a Alta Idade Média, a Igreja, antes concentrada nas cidades, foi obrigada a se deslocar para os campos, e os bispos e abades se tornaram verdadeiros se- nhores feudais. Nessa época, a Igreja ti- nha praticamente o controle do saber.

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

O objetivo era administrar os conflitos decorrentes das heresias e manter a unidade do Império e da Igreja. Ao longo dos séculos, essas diferenças foram se acentuando, passando a ser consideradas como uma crise de autoridade sobre a verdade da crença cristã.

Os senhores feudais, os donos dos feudos, tornaram-se poderosos por conta da valorização as terras. Enquanto os imperadores concentravam poderes nos tempos de domínio romano, no feudalismo, o poder foi descentralizado nas mãos desses senhores donos das terras.

Na prática, o BC americano possui mandatos de interesse público, como baixo desemprego e manutenção da moeda. Trata-se da mais poderosa instituição do planeta, responsável por determinar o vai e vem da economia e cuja ação pode impactar a vida de bilhões de pessoas.

É dividido em dois grandes grupos: clero regular, com membros que foram recolhidos de uma determinada ordem religiosa; clero secular, com pessoas que viviam junto à população leiga.

O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. Durante o século XV, o humanismo dividiu o latim em três categorias: latim clássico, latim bárbaro e latim dos humanistas. Mas entre o latim clássico e sua redescoberta, existiu um latim que fugiu dos padrões da Antiguidade Clássica, chamado latinitas media.

Igreja católica: Na Idade Média, essa instituição ganhou força política - UOL Educação.

Ela exerceu grande influência sobre a população no que se refere aos aspectos culturais, sociais e políticos. Nem mesmo a monarquia estava livre de sua atuação. Usando disso, ela conseguiu muito poder, pois pregava às pessoas que era preciso doar os bens para ter a salvação na vida eterna.

O poder do catolicismo esteve intrinsecamente ligado às estruturas do feudalismo, o sistema social predominante na Europa durante a Idade Média. Ao afirmar que tudo o que acontece na Terra é a representação da vontade divina, a própria divisão social do sistema era justificada como desejo de Deus.

No período feudal, a terra produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava e, assim, a terra e apenas a terra era a chave da fortuna do homem. A Igreja constituía uma organização que se estendeu por todo o mundo cristão, mais poderosa, maior, mais antiga e duradoura que qualquer coroa.

A Igreja católica foi o maior poder organizado do período medieval na Europa, detentora do saber e do direcionamento da fé dogmática, ficou conhecida como a grande “Senhora Feudal” uma vez que era a maior proprietária de terras de todo o continente europeu.

Surgimento do Feudalismo
Ocorreram invasões germânicas (bárbaros) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.

provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).

Existem dois grupos oficiais dentro do catolicismo: os romanos e os ortodoxos. A divisão aconteceu há séculos atrás, depois da Igreja ter se formado como uma instituição. Houve divergência desde a separação. Mas hoje, mesmo com as diferenças institucionais, há uma relação de paz.

O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora seja um título meramente honorífico, já que cada uma dessas Igrejas são independentes.

No entanto, com as mudanças de paradigmas e com diversos acontecimentos históricos, culturais, políticos e sociais, o sistema feudal entrou em declínio a partir do século XI.

O rei tinha escassa ou qualquer autoridade, portanto, a qualidade fundamental da política no feudalismo era a descentralização do poder. O monarca, em permuta ao auxílio militar, cedia, frequentemente, amplas extensões de terra aos nobres (senhores feudais).

A transição de feudalismo para o capitalismo ocorreu no século XV na Europa. Esse momento marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando nelas.