Qual é a injeção que mais dói?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

Intuitivamente, muitos pensam que a dor está relacionada à viscosidade do líquido, como Otávia, que descreve a dor atribuindo-a a um líquido oleoso. Na verdade, o desconforto causado por todas as injeções, inclusive vacinas, vem da diferença entre sua composição e o tipo de substância a que o organismo está habituado.

Para aliviar esse desconforto, o médico pode indicar um anestésico para ser diluído junto com a Benzetacil no momento da aplicação. Essa estratégia é muito eficiente, tanto no momento da injeção quanto para os dias seguintes, em que é comum sentir a região da aplicação ainda um pouco dolorida.

Por que a Benzetacil é dolorida? A dor provocada pela injeção pode dar a impressão de que se trata de um medicamento mais “poderoso”. “Na verdade, o incômodo se deve ao maior volume e à densidade do líquido injetado, que afeta as fibras musculares. Fora que a agulha utilizada é de maior calibre”, justifica Rosana.

Por ser muito forte e aplicada em forma de injeção intramuscular - ou seja, dentro do músculo - seu efeito é rápido. Existem muitas razões para essa injeção doer mais que outras.

PikLuc chegou para tornar tudo mais fácil! Suas mini pontas pressionadas sobre o local da aplicação sensibilizam os nervos da região e diminuem a ansiedade e sensação de dor causada pela agulha. É efeito imediato!

Cada injeção possui uma particularidade, que a tornará mais ou menos dolorosa. Entre esses fatores estão a via de aplicação do medicamento e a viscosidade do remédio. Normalmente os medicamentos mais oleosos costuma doer mais ao serem aplicados, já que sua dissolução é mais lenta, se comprados aos totalmente líquidos.

Para aqueles que se sentem desconfortáveis com a dor, a recomendação é fazer apenas compressa gelada no local da injeção, recomenda Oliveira. “Isso melhora sozinho e está prevenindo doenças que são muitas vezes desastrosas. Não é um argumento para deixar de se prevenir.”

Quais cuidados devo ter ao usar o Benzetacil? Reações de hipersensibilidade (reações alérgicas) sérias e ocasionalmente fatais foram registradas em pacientes sob tratamento com penicilinas. Indivíduos com história de hipersensibilidade a múltiplos alérgenos são mais suscetíveis a estas reações.

O Benzetacil pode causar dor e desconforto quando é aplicada, porque o seu conteúdo é viscoso, podendo deixar a região dolorida durante cerca de 1 semana.

A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto) tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias…

Benzetacil deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega.

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.

Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor!

A farmacodinâmica da penicilina benzatina sugere que o intervalo ideal entre as doses para o tratamento da sífilis latente é de 7 a 9 dias, devendo ser respeitado, sempre que possível.

O motivo era a escassez de matéria-prima do antibiótico.

No caso dos medicamentos contendo penicilina e seus derivados, somente existe proibição para realização do teste de sensibilidade nas farmácias/drogarias, conforme artigo 3º, inciso I da Portaria CVS nº 5/00, não havendo, portanto, proibição expressa para a administração dos medicamentos.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.

Toda gestante ou parturiente que realizar o parto pelo Sistema Único de Saúde poderá requerer o uso de anestesia peridural ou raquidiana durante o trabalho de parto, independente do tipo de parto que desejar.

A aplicação da injeção anticoncepcional com dor fora do normal pode ser o resultado de falha na administração, embora a dor também possa ser causada pela característica oleosa (viscosa) do líquido dos anticoncepcionais.