Qual é a influência do relevo sobre a vegetação?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O relevo influência também no processo de lixiviação, promovendo o transporte de elementos químicos através da água, tornando o solo deficiente em alguns nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e dificultando sua capacidade de produção.

O conjunto de plantas que recobre determinada área é denominado vegetação. Vegetação é o conjunto de plantas que recobre o solo de determinada área, e o seu desenvolvimento depende das características desse solo, do relevo e do tipo de clima predominante.

O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida.

O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano e da maior parte dos animais terrestres.

O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

A vegetação brasileira é formada pela totalidade de espécies de plantas que existem no território nacional. As principais vegetações do Brasil são Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. As vegetações do Brasil são caracterizadas mediante a diversidade geográfica presente no país.

São formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos.

A característica climática da região reflete diretamente na composição vegetal e na biodiversidade, isso por que altas temperaturas possibilitam a proliferação de uma imensa diversidade de espécies de plantas. Em virtude da restrita alteração de temperatura (amplitude térmica) a floresta permanece sempre verde.

As vegetações nativas em uma região são influenciadas diretamente pelo seu clima. Além dos aspectos climáticos, outros fatores participam do desenvolvimento da vegetação. São exemplos relevo, hidrografia, solo, pressão atmosférica, altitude, latitude e movimentação das massas de ar.

A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície. Esse fenômeno também provoca uma série de outros problemas ambientais, iniciando com a intensificação da lixiviação e podendo resultar em voçorocas e assoreamento.

Relevo representa o conjunto de formas geomorfológicas presentes na superfície terrestre. As formas de relevo mais comum são: montanhas, planaltos, depressões e planícies. O relevo é o conjunto de feições da superfície terrestre.