Qual é a influência da capoeira no Brasil?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Julho é mês de celebramos a capoeira enquanto expressão artística brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade.

Das percussões e cantorias que acompanhavam a capoeira consolidou-se o principal tronco musical brasileiro, do qual derivaram o samba e o coco. Aliás, a música de capoeira, que os brancos incluíam no que chamavam genericamente de “batuques”, antecede o chorinho em 50 anos e o samba em quase um século.

A capoeira, considerada hoje como uma das principais manifestações da arte e da cultura afrobrasileiras, em sua origem, era utilizada como forma de defesa na fuga do cativeiro por negros escravizados, ideia reforçada na fala do grande Mestre Pastinha “a capoeira é a luta de libertação do negro escravo em ânsia de ...

Através de suas tradições (cantos) é demonstrado o sofrimento, ou seja, o cotidiano dos negros no Brasil, a repressão da capoeira e a negação da cultura afro brasileira, que contribuiu e vem contribuindo com a formação do brasileiro e da população mundial, pois a capoeira está difundida por todo o mundo como uma luta ...

Hoje, capoeira é arte, dança, esporte, cultura brasileira. Símbolo de identidade, solidariedade e resistência, a capoeira não deixou de ser perseguida depois do fim da escravidão. Mas foram os mestres Bimba e Pastinha os responsáveis pela adaptação da capoeira aos novos tempos, de forma que ela pudesse sobreviver.

A capoeira é classificada como uma atividade física anaeróbica e predominantemente funcional, por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo. Os movimentos de capoeira exigem e desenvolvem a flexibilidade no corpo, quase que como os movimentos de ioga.

A capoeira pode proporcionar aos praticantes tanto a consciência política de seu conhecimento (capital cultural), quanto o respeito da sociedade (capital simbólico) e até a possibilidade de mobilidade social (capital econômico).

Com a capoeira, uma pessoa aprende a ter mais elasticidade, um melhor condicionamento físico, uma melhor coordenação motora, mais velocidade, entre diversos outros benefícios para o corpo.

É patrimônio cultural imaterial presente em todo território brasileiro, possui práticas e sentidos que podem variar, mas que representam a identidade e a diversidade cultural brasileira. Além disso, a capoeira é praticada em mais de uma centena de países.

A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, assim brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo.

A maioria dos autores afirmam que a capoeira veio para o Brasil trazida pelos negros bantos. A capoeira foi, durante muito tempo, disfarçada e escondida dos senhores de engenho e feitores. Hoje é considerada uma manifestação cultural nascida da luta dos negros pela liberdade.

Em apresentação ao presidente Getúlio Vargas, este, admirado exclamou: “A capoeira é o esporte verdadeiramente nacional”. Em 1934, Getúlio Vargas legalizou a capoeira com profissão.

Enquanto outros consideram que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares ( no atual estado de Alagoas ), situado na então Capitania de Pernambuco (atual estado brasileiro de Pernambuco).

Ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil.

A capoeira nasceu como luta disfarçada em dança, os negros escravizados não poderiam ser pegos treinando uma luta ou algo que se tornaria uma arma para que eles poderiam fugir. Então criaram a ginga e seus balanços para enganar os feitores e eles pensarem que, estavam dançando ou realizando seus rituais”.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

estado da Bahia

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.

Entre os fundamentos da capoeira, estão:

  • disciplina e respeito à tradição;
  • ritmo do berimbau;
  • preservação da calma e da vigilância durante a prática.

Isso porque ensina valores como união, companheirismo, respeito e também envolve as crianças em exercícios que trabalham força, resistência e flexibilidade. Quer descobrir como a capoeira pode ser benéfica para o seu filho e ainda entender como ela é ensinada na Escola Portal?

1) O gol de bicicleta utilizado no futebol teve influência dos movimentos da Capoeira. 2) Havia prisão e trabalho forçado para quem fosse pego praticando capoeira na época da proibição, no Brasil República. 3) O uso de uma argolinha de ouro na orelha era tido como sinal de força e valentia dos negros.