Qual é a inclinação máxima de uma rua?

Perguntado por: lfigueiroa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Para efeito de comparação, recomenda-se que a rampa máxima seja de 8% para vias arteriais, 12% para coletoras e 15% para ruas locais. A figura abaixo mostra uma visão geral da rua.

A campeã das ladeiras mundiais está na Nova Zelândia, a Baldwin Street, que entrou no livros dos recordes como a rua residencial mais inclinada do mundo, com impressionantes 38% de inclinação.

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100
Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%.

30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical.

Para as vias locais, é recomendada a direção paralela às curvas de nível, adotando-se uma declividade transversal mínima de 0,5% e declividade longitudinal de, no máximo, 20%.

Como calcular a inclinação de uma rampa? Por exemplo: se tivermos um desnível de 1 m e um comprimento de rampa de 12,5 m, a inclinação dessa rampa será de 8%. Ou seja, ela está dentro da norma, já que a inclinação máxima para uma rampa é de 8,33%.

As declividades máximas recomendadas pelo DNIT dependem da classe da estrada de rodagem; em estradas de Classe 0 – vias expressas – (onde o volume de tráfego é o mais alto) recomenda-se no máximo inclinações de 5% (cerca de 3°).

Avenida Sapopemba é uma avenida da Zona Leste da cidade de São Paulo. Inicia na avenida Salim Farah Maluf, no distrito da Água Rasa e termina próximo ao centro do município de Ribeirão Pires, à leste da Grande São Paulo.

O Hotel Mackays, em Wick, na Escócia, tem um endereço bastante peculiar: ele está localizado na menor rua do mundo, com certificação do Guinnes World Records e tudo! Aliás, a rua — chamada Ebenezer Place — só tem espaço para a porta do Hotel. E não foi fácil para a via conseguir esse título.

Ebenezer Place

O único recorde relacionado ao tema cadastrado no Guinness é a menor rua do mundo: a Ebenezer Place, que fica na Escócia, tem 2,05 metros de comprimento.

Para 2%, significa dizer que a cada 01 metro percorrido, terei 02 centímetros de desnível.

Esse cálculo é feito da seguinte forma: Basta saber quanto o terreno sobe a cada metro de comprimento. Ou seja, se em 1 metro de comprimento ele tiver subido ou descido 20cm, significa então que sua inclinação é de 20% (porque 20cm são 20% de 100cm ou 1 metro).

% de inclinação = ((altitude final – altitude inicial) / distância percorrida) x 100.

De Porcento para Graus
Basta dividir a declividade data em porcento por 100. Por exemplo uma declividade de 40%. Dividindo por 100, temos 0,4. Ai basta calcular a Arco Tangente (ATAN ou Tan-1) deste valor.

A declividade é um número puro, geralmente expressa em %. Equivale a uma diferença de nível para 100m de distância horizontal. Exemplo: DV = 10m; DH = 200m d = (10/200) x 100 = 5% para 100 metros, haverá uma diferença de nível (DN) de 5 metros.