Qual é a importância econômica e social da Amazônia Justifique sua resposta?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.

Já a dimensão econômica, destaca a importância da Amazônia Azul como provedora de bens e serviços, geração de empregos, geração de energia não renovável e renovável. O mar é a nova fronteira no processo de desenvolvimento econômico sustentável das nações (SANTOS et al, 2022).

Resposta: O nome "Amazônia azul" é usado para designar a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do espaço marítimo, pois a região é comparada à floresta amazônica, que é rica em biodiversidade e recursos naturais.

A economia do Amazonas tem como principal representante o setor primário. Apesar da existência do pólo industrial da Zona Franca de Manaus, a principal atividade econômica do Estado do Amazonas está vinculada às atividades primárias, que correspondem, em geral, a uma produção que agrega pouco valor no produto.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Sabe-se hoje que a Floresta Amazônica ajuda a manter o ciclo das chuvas de outras regiões do Brasil, regula o clima do planeta e também contribui para a manutenção das espécies de plantas e animais (biodi- versidade). Isso sem falar nas milhares de pessoas que vivem no interior da floresta e dela sobrevivem.

Além da rica biodiversidade, a chamada Amazônia Azul tem uma importância econômica estratégica para o país. Nossas belas praias atraem grande parte dos brasileiros e estrangeiros que, a cada ano, movimentam bilhões de reais na crescente indústria do turismo.

A borracha tornou-se novamente importante para a economia da Região Amazônica no período da 2ª Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses interromperam a produção da Malásia.

É a maior extensão de floresta tropical e o único lugar onde a própria floresta controla seu clima interno, impactando o mundo todo. Com sua biodiversidade ímpar, a Amazônia possibilita a manutenção de serviços ecossistêmicos e limpa a atmosfera do planeta.

Qual a importância da Amazônia Azul para o território brasileiro. A importância da Amazônia Azul parte do ar que respiramos. Grande parte do saldo de oxigênio é proveniente dos oceanos. Além disso, um crescimento sustentável só é possível com maior uso de energias limpas, tais quais a eólica e a hídrica.

Areia e cascalho são os recursos que apresentam maior potencial para exploração marinha na Amazônia Azul, excedendo, em volume, o valor de qualquer outro recurso não vivo, excluindo óleo e gás, sem contar metais nobres como ilmenita, monazita, zirconita e rutilo, que ocorrem praticamente em toda a faixa litorânea da ...

As dragagens podem comprometer a estabilidade das regiões cos- teiras e o aumento da turbidez das águas marinhas pode dificultar o desenvolvimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar nos oceanos. Além disso, há a destruição dos hábitats recifais, de moluscos e de crustáceos.

Os países amazônicos têm entre 0,5 e 1,5 médicos para cada mil habitantes. Essa vulnerabilidade é acentuada pelo desmatamento, as altas taxas de crescimento demográfico e urbanização descontrolada sem saneamento básico, abrindo caminho a todo tipo de doenças, consequência das execráveis condições de vida.

O Amazonas é uma importante fonte de água para as populações que vivem ao longo de seu curso, especialmente as comunidades ribeirinhas e indígenas. Além da sua utilização nas atividades cotidianas, a água é empregada na agricultura e criação de animais, fonte de renda e subsistência, assim como a atividade pesqueira.

O setor de Serviços representa a maior parcela da economia do Amazonas, com participação de 47,41% em 2020 (48,78% em 2019) e foi o grupo que mais contribuiu para a redução do PIB do estado, já que registrou queda em volume de 3,70%.

Segundo o presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Julio Shidara, outra vantagem do Amazonia-1 é que ele fará uma órbita otimizada para atender as necessidades do Brasil. “Ele vai fazer um trajeto que permitirá uma cobertura focada no território brasileiro.

O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte.