Qual é a importância ecológica e económica dos protozoários?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Os protistas apresentam grande importância ambiental. Organismos como as algas são fundamentais, pois além de contribuírem para a fotossíntese e, consequentemente, liberação de oxigênio na atmosfera, elas constituem a base da cadeia alimentar aquática.

Importância. Apesar de serem organismos unicelulares, os protozoários apresentam grande importância para os seres humanos e outros animais. Milhões deles são encontrados nos oceanos e mares, onde servem de, alimento para animais marinhos.

Importância ecológica e econômica dos fungos
Os organismos do Reino Fungi são relevantes para a decomposição de matéria orgânica no ambiente. Ao lado das bactérias, participam da renovação de materiais e do ciclo do carbono.

A Economia Ecológica conforma-se assim a partir deste reconhecimento maior da importância da conexão entre o sistema econômico e o ambiente natural, e carrega o propósito de integrar-se analiticamente os componentes do sistema econômico com os do sistema ambiental, procurando-se assim compreender seu funcionamento ...

Os protozoários amebóides, ciliados e flagelados heterótrofos ingerem partículas, massas ou outros organismos e são, então, consumidores, dos quais muitos participam do processo de decomposição da matéria orgânica e da reciclagem de substâncias do ambiente.

As algas podem ser utilizadas como uma forma de adubação natural e eficaz. Seus talos são ricos em minerais essenciais ao desenvolvimento das plantas, como o nitrogênio e o potássio. Os fertilizantes para uso agrícola são fabricados a partir de talos desidratados e comercializados na forma de pequenos grãos ou em pó.

Esse grupo possui grande relevância médica e algumas de suas espécies são: Giardia lamblia ou Giardia intestinalis, causadores da giardíase; Trichomonas vaginalis, causador da tricomoníase; Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas; Leishmania tropica e Leishmania donovani, protozoários causadores da leishmaniose ...

Os protozoários possuem funções importantes, como:
São importantes decompositores, mantendo o ciclo dos carbonos, do nitrogênio, entre outros compostos importantes; Também estão relacionados com a produção de fármacos e de alimentos.

Os protozoários estimulam o crescimento das raízes de três diferentes maneiras. Liberando auxinas, hormônios renomados pelas suas características de estimular o crescimento radicular e foliar. São as amebas as responsáveis por essa resposta específica.

O benefício e dos protozoarios, podem ser citado na contribuição na produção de alimento que tem como finalidade o combate com insetos pragas que vem para causar prejuizos na cultura que tem como reflexo a queda na arrecadação da produção final, ou seja, usar o protozoario como controle biologico.

Na indústria, estes seres vivos são utilizados na fabricação de antibióticos e substâncias, como a acetona e o ácido glutâmico. Tais organismos, ainda, podem auxiliar na limpeza de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, como pesticidas e até mesmo petróleo e substâncias radioativas.

A ecologia é uma ciência complexa e ampla que nos permite entender o funcionamento do planeta. Ao compreender como os organismos vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, é possível criar medidas de preservação de espécies. Para poder prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar.

As bactérias realizam a decomposição da matéria orgânica do solo e dos oceanos (resto de alimentos e de animais, por exemplo) e são responsáveis pela liberação de elementos indispensáveis à vida.

Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.