Qual é a importância dos símbolos nacionais para você e a sua identidade?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os símbolos nacionais fazem a representação da cultura e identidade brasileira. Eles simbolizam o patriotismo da população e representam os valores da nação. Ao adotá-los, o Brasil está dando voz a toda a sua história e garantindo a soberania do país.

O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas. As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

Isto significa que por meio dos símbolos as comunidades religiosas manifestam sua fé e a praticam de forma perceptível. Os símbolos permitem uma aproximação maior, eficaz e experimental com o Divino dando sentido à vida e ao culto.

Os símbolos nacionais fazem a representação da cultura e identidade brasileira. Eles simbolizam o patriotismo da população e representam os valores da nação. Ao adotá-los, o Brasil está dando voz a toda a sua história e garantindo a soberania do país.

Entre os quatro símbolos nacionais, a Bandeira Nacional é, provavelmente, o mais importante deles.

Símbolo é uma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelos seus usuários. Este valor nunca é determinado pelas características físicas do objeto em questão, isto é, de suas propriedades intrínsecas, mas sempre por algo arbitrário que se torna convencional.

É importante ressaltar que a canção que representa uma nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo!

Além de representar a independência, a soberania e a unidade da nação, a bandeira nacional pode representar outras das suas características, tais como a língua. É frequentemente usada para demonstrar a posse de um território por parte de um país.

O real é a moeda oficial do Brasil, apresentando por símbolo R$ e por código BRL. O real é emitido pelo Banco Central do Brasil e a moeda é cunhada pela Casa da Moeda do Brasil. O real pode ser dividido em 100 centavos.

Existem muitas variantes do símbolo da paz como por exemplo o pombo, o ramo de oliveira, e o logotipo da Campanha para o desarmamento nuclear, muito lembrado pelos hippies, que são provavelmente os mais famosos.

O Brasão de Armas simboliza a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Foi criado na mesma data que a Bandeira Nacional, em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. No centro, há um escudo em forma de círculo e sobre ele uma estrela verde e amarela de cinco pontas.

Em sentido restrito, o termo brasão refere-se apenas à descrição do desenho inserido no escudo de armas. No entanto, em sentido lato, pode designar-se por brasão a descrição do conjunto das armas, incluindo, além do escudo, os elementos exteriores (coronel, timbre, virol, paquifes, etc.).

São inúmeros os estudos, antigos e recentes, sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. De alguma forma os símbolos são tratados como uma linguagem que cifra as aspirações e os ideais humanos. Por isso mesmo, existem desde tempos imemoráveis e continuaram existindo.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Sabiá Laranjeira

Ave símbolo do estado de são paulo, também considerada ave símbolo do brasil. É uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, na primavera.