Qual é a importância dos platelmintos?
A importância ecológica dos platelmintos está associada a sua grande capacidade de parasitar outros organismos e provocar doenças, como a teníase, a cisticercose e a esquistossomose.
Qual é a principal característica dos platelmintos?
Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente.
O que falta nos platelmintos?
Não possuem sistemas respiratório e circulatório. A excreção se dá por células denominadas células-flama e o sistema nervoso possui gânglios nervosos e dois cordões nervosos.
Qual a importância da planaria?
As planárias são excelentes modelos biológicos, para a compreensão de processos biológicos comuns ao funcionamento de outras espécies, são fáceis de manter em laboratório, a baixo custo e com pouca necessidade de espaço, e fáceis de manipular.
Quais são as doenças causadas por platelmintos?
Verminoses causadas por Platelmintos
- Esquistossomose.
- Teníase e Cisticercose.
- Cisto hidático (Hidatidose)
Qual a vantagem evolutiva dos platelmintos?
Eles possuem algumas vantagens evolutivas com relação aos grupos anteriores, que seriam : sistema excretor, sistema bilateral, e são animais triblásticos.
Qual a importância da nematelmintos?
As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.
Qual é a classificação dos platelmintos?
Classificação dos platelmintos
Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea. Na Turbellaria temos organismos apenas de vida livre, incluindo-se nesse grupo as planárias. Já as classes Trematoda, Cestoda e Monogenea apresentam apenas representantes parasitas.
Qual é o agente causador platelmintos?
Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais. Pode se propagar através dos alimentos contaminados.
Qual é o tipo de reprodução dos platelmintos?
A reprodução dos platelmintos pode ser tanto sexuada quanto por reprodução assexuada. Na reprodução sexuada ocorre troca de material genético enquanto na reprodução assexuada não. A reprodução assexuada foi exaustivamente estudada nas planárias e são muitos utilizadas como exemplos neste tipo de reprodução.
Qual é o habitat dos platelmintos?
Platelmintos (filo Platyhelminthes) são vermes de corpo achatado e de pouca espessura. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido.
Qual a importância dos platelmintos para o meio ambiente?
Olá! A importância ecológica dos platelmintos está associada a sua grande capacidade de parasitar outros organismos e provocar doenças, como a teníase, a cisticercose e a esquistossomose.
Qual é o tipo de respiração dos platelmintos?
Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica. Os platelmintos não possuem sistema circulatório.
Como exemplo de platelminto parasita do homem podemos?
As tênias (Taenia solium ou T. Saginata) são espécies de platelminto da classe Cestoda. Esses animais vivem no intestino humano, causando a chamada teníase.
É verdade que as planárias são parasitas?
Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).
O que acontece quando cortamos uma planária?
Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente. Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação.
Como é feita a digestão dos platelmintos?
Possuem sistema digestório incompleto, ou seja, contando apenas com uma abertura, que é a boca. O sistema é constituído de boca, faringe e intestino. A classe cestoda não possui sistema digestivo, apresentando, assim, hábitos parasitas para se alimentar.
O que são platelmintos de exemplo?
Os Platelmintos são vermes de formato achatado e típicos de regiões úmidas, além de poder ter vida livre ou parasitária.