Qual é a importância dos livros sagrados?

Perguntado por: adias5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Podemos dizer que os textos sagrados escritos têm a função de: a) Registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc.

É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo. A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe.

O Alcorão, a Torá e a Bíblia são livros que guardam as palavras e as ideias fundamentais de três grandes religiões do mundo.

a Bíblia

Os cristãos acreditam que a Bíblia seja o ensinamento de Deus, escrito para orientá-los.

Os Livros Sagrados adquirem “uma importância histórica insubstituível e tornam- se confirmação da origem sobrenatural da religião, da origem divina da mensagem, e colocam-se também, por consequência, como tutela da ortodoxia”.

Bíblia

Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

A divisão dos livros. A Bíblia, com seus 66 livros, foi dividida de acordo com os estilos literários.

A Bíblia

A Bíblia, lida de forma não fundamentalista, pode ajudar-nos a compreender o que Deus nos diz através dos acontecimentos de cada dia.

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés.

VEDAS

VEDAS - significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade. Os ensinamentos desse livro são estudados por religiões do hinduísmo e inspiram correntes budistas.

TRADIÇÃO ESCRITA
Com o passar do tempo, as Tradições Religiosas organizaram seus Textos Sagrados para fundamentar e apresentar de modo significativo um conjunto de possíveis respostas referentes às questões existenciais.

Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou outros.

Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.