Qual é a importância dos fatores abióticos para o meio ambiente?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Apesar de não apresentarem vida, os fatores abióticos são fundamentais para o equilíbrio de um ecossistema, uma vez que cada espécie é encontrada em locais específicos que apresentam as condições físicas e químicas necessárias para sua sobrevivência e reprodução.

Fatores bióticos e abióticos de um ecossistema devem estar em equilíbrio. Ligados à interação de um ecossistema, que precisa estar em equilíbrio para funcionar bem, os elementos físicos e químicos (fatores abióticos) determinam a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas (fatores bióticos).

Fatores abióticos: são tudo do ambiente que fornece condições de vida, ou seja: a água, o Sol, o solo, a umidade, a temperatura, entre outros.

Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.

As relações intra e interespecíficas também são consideradas fatores bióticos que atuam no funcionamento de um ecossistema, uma vez que é através destas relações que o equilíbrio ecológico é mantido. A predação, por exemplo, mantém a população de consumidores primários estável, evitando uma superexploração de recursos.

Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).

Sem água, a vida no planeta não seria possível.
Isso se deve ao fato de que a distribuição de água no planeta ocorre de forma desigual, além disso, fatores como força dos ventos, cobertura vegetal, tipo de solo e temperatura podem afetar a velocidade do ciclo bem como a quantidade de água envolvida no processo.

Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.

Os ambientes apresentam algumas características como: temperatura, quantidade de chuva, quantidade de luz do Sol e os seres vivos que habitam no local. Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo.

Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz e a radiação solar, a temperatura, o vento, a água, a composição do solo, a pressão e outros.

O único que não representa um exemplo de fator abiótico são os fungos.

Alternativa “a”. Os fatores abióticos incluem as partes não vivas, ou seja, correspondem aos fatores físicos e químicos.

A interação entre seres vivos e fatores ambientais é determinante para a manutenção da vida nos ecossistemas.

A umidade está diretamente relacionada à temperatura, variando consideravelmente entre as diferentes regiões do planeta; E) Atmosfera – as condições atmosféricas também afetam os ecossistemas, podendo agir como perturbações de intensidades variadas.