Qual é a importância dos clássicos?

Perguntado por: adamasio3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os clássicos da literatura refletem a cultura de um povo ou de um período da história da humanidade. Seus autores são verdadeiros artistas, que se dedicam a trabalhar a linguagem de maneira única e a refletir sobre assuntos que sempre farão parte das nossas vidas.

O termo “clássico” carrega uma multiplicidade de sentidos. Por vezes, é associado à “alta literatura”, usado para se referir ao cânone literário, às obras-primas que se destacam por sua excelência.

Um clássico pode ser retomado em diferentes etapas do processo de aprendizagem. Quanto mais velhos forem os alunos, maior o aprofundamento da análise da obra. Uma das estratégias para aproximar os estudantes desse tipo de literatura é a leitura de adaptações.

Para um livro se tornar um clássico, ele precisa marcar a literatura, nacional ou mundial, de alguma forma. Seja pelo formato, linguagem, narrativa, história, entre outros fatores.

Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica.

Estimula a criatividade
Disso você já sabe. Outra habilidade que se desenvolve mais é a da criatividade: quando lemos um livro em estilo romance, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

No século II, d.C., Aulo Gélio, o primeiro a trazer o termo para a literatura, em Noctes Atticae, cunhou as seguintes expressões: o scriptor classicus, aquele que escrevia para a classe dos mais favorecidos social e politicamente e era, por isso, um escritor notável e exemplar, e o scriptor proletarius, aquele que ...

Que está de acordo com o padrão: 3 erudita, pura, correta, apurada, culta. Que é habitual: 4 costumeira, costumada, arraigada, esperada, inveterada.

Como começar a ler os clássicos?

  1. Pense no que você já gosta. O que exatamente te atrai em um livro? ...
  2. Comece pelo mais fácil. ...
  3. Compartilhe e socialize. ...
  4. Não tenha medo de largar o livro. ...
  5. Procure clássicos em outros gêneros. ...
  6. Não se assuste com termos e palavras difíceis. ...
  7. E lembre-se...

De maneira geral, as obras consideradas como clássicos da literatura brasileira apresentam aos leitores histórias inesquecíveis que, inclusive, parecem melhorar após cada nova leitura.

Com a função de auxiliar e orientar no aprendizado dos alunos, os livros carregam informações das mais diversas áreas (literatura, química, física, matemática e história, por exemplo) e tem alcançado uma grande quantidade de estudantes.

3. Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual. 4. Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira.

Quem venceu mais na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 354 vezes, com 125 vitórias do Verdão contra 123 do Timão, além de 106 empates.