Qual é a importância do movimento operário?

Perguntado por: ineves8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

(UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.

No Brasil, o movimento operário foi influenciado pelas ideias do anarquismo, socialismo e anarcossindicalismo trazidas pelos imigrantes italianos e espanhóis. Os operários se manifestaram por melhores condições de trabalho por meio de jornais, greves, associações e partidos políticos.

(UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.

Agripino Nazareth (1886-1961) se destacou como liderança socialista do movimento operário brasileiro ao longo da Primeira República.

Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas.

Conquistas do movimento trabalhista
Algumas das conquistas da luta dos trabalhadores se refletiram em melhorias trabalhistas, como as seguintes: Limitação de jornada de trabalho. Proibição do trabalho infantil. A aprovação de leis que garantem a segurança nas fábricas.

Buscavam não só jornadas de trabalho menores e melhoria nos ambientes de trabalho, mas também exigiam maior poder de participação nas decisões políticas.

É uma forma de representação coletiva dos trabalhadores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, negociar salários e benefícios, e lutar por direitos laborais.

Os movimentos de trabalhadores operários originados pela revolução industrial surgiram, por aqui, nas primeiras décadas do século 20, quando surgiram também os primeiros sindicatos. A primeira grande greve no país aconteceu em julho de 1917 – uma das maiores da história até hoje.

Durante a greve geral de 1917, os operários lutavam por melhores salários, jornada de trabalho de oito horas, direito a férias, fim do trabalho infantil, proibição do trabalho noturno para as mulheres, aposentadoria e assistência médica. A Legislação trabalhista somente foi implantada no Brasil no ano de 1943.

O movimento operário está hoje na defensiva. No curso das três últimas décadas, registrou uma série de retrocessos e derrotas que nos fizeram duvidar de sua capacidade estratégica e histórica. O primeiro desafio para o movimento operário, portanto, é não sucumbir ao derrotismo.

O movimento operário no Brasil (1945 - 1964).

Eram tempos de intensa exploração do trabalho de homens, mulheres e crianças nas fábricas. Os operários reagiram com a paralisação do trabalho e uma pauta unitária da classe, com redução da jornada para 8 horas, fim do trabalho infantil, descanso remunerado aos domingos, legislação trabalhista.

genérica, os movimentos sociais populares visam dar voz às pessoas excluídas da sociedade, dos processos democráticos de participação e decisão, e buscam fortalecer a sua organização na luta por seus direitos bem como para ocuparem seu espaço na sociedade.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.

Depois de árduas negociações, os operários conquistaram o aumento de 20% de salário, direito de associação e a não demissão dos envolvidos na greve. No dia 16 de julho, um comício realizado no Largo da Concórdia, decreta o fim da primeira greve geral do Brasil.

A formação da classe operária deu-se a partir do desenvolvimento das grandes potências industriais na Europa a partir do século XVIII, graças a um fenômeno denominado Revolução Industrial.

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos da sociedade formados com o objetivo de promover mudanças sociais e políticas. Os participantes dos grupos sociais se unem para promover mudanças específicas e de acordo com os anseios, alterações sociais e políticas que desejam conquistar.

Eles unem as pessoas em torno de uma causa comum. Eles visam uma reestruturação social que inclua os seus interessados no poder comum e garanta-os seus direitos de cidadãos.

As primeiras organizações operárias surgiram durante o Império. A Constituição de 1834 proibia associações de trabalhadores e, portanto, essas organizações eram ilegais e funcionavam de maneira clandestinas, como por exemplo a Imperial Associação Tipográfica Fluminense, uma das pioneiras.