Qual é a importância do concretismo para o Brasil?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

O surgimento dos movimentos concretista e neoconcretista foi um acontecimento de extraordinária importância da vida cultural brasileira na década de 1950, tanto no campo das artes plásticas como na literatura e na música. ... Nesse processo a nossa literatura se distinguiu pela criação da poesia concreta e neoconcreta.

Valorização da materialidade das palavras. Caráter verbivocovisual: palavra, som e imagem. Ausência de versos. Signo visual e plurissignificativo.

Esse movimento de vanguarda influenciou as artes literárias, musicais e figurativas.

Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico.

Algumas obras da literatura concretista brasileira:
- Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (1963 a 1976) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.

O Concretismo é um movimento de vanguarda na música erudita e nas artes plásticas que surge na Europa nos anos 50. Na literatura, a primeira manifestação oficial se dá no Brasil. O movimento defende a racionalidade e rejeita o Expressionismo, o acaso e a abstração lírica e aleatória.

Mas é o ano de 1952 e a exposição do Grupo Ruptura no MAM/SP que assinalam o início oficial do movimento concreto na capital paulista. A Exposição Nacional de Arte Concreta reúne a arte concreta praticada no Brasil e explicita também divergências entre grupos e tendências.

O concretismo brasileiro teve como principais representantes, na poesia, Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de Ferreira Gullar, que rompeu com o movimento posteriormente. No campo das artes plásticas, os principais representantes do concretismo no Brasil foram Lygia Clarck e Hélio Oiticica.

Lembre-se que o concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa. No Brasil, ele despontou em meados da década de 50, mais precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956.

O Concretismo no Brasil
Se destacando fortemente na literatura, as características concretistas eram: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, e a possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos.

A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.

No Brasil, a Arte Moderna buscou uma ruptura com a forte influência artística estrangeira, apropriando-se dessas vanguardas para criar uma identidade nacional dentro da arte. As manifestações vieram de uma forma mais engajada e como denúncia social, contrapondo-se radicalmente aos ideais da burguesia.

Arte concreta (ou concretismo) é um termo criado pelo artista holandês Theo Van Doesburg (1883-1931) nos anos 30. Essa vertente artística buscava trabalhar com os elementos plásticos de maneira direta e objetiva. Assim, utilizava planos, cores, linhas e pontos para criar obras não figurativas.

Motivações históricas para o surgimento do concretismo: • Fim da II Guerra Mundial e um otimismo para um mundo melhor; • Influências artísticas europeias; • Criação de Brasília; • Governo JK e suas metas de modernização do país:“50 anos em 5”.