Qual é a importância de ter esperança?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A esperança faz olhar para frente, sempre conduzirá a um futuro de possibilidades. Quando permitimos ser guiados pela esperança, ela nos apontará o destino ideal que tanto perseguimos. A Bíblia afirma que a esperança é como boas novas vindas de uma terra distante.

A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia.

Entre as atitudes que você pode tomar para voltar a ter esperança estão:

  1. Mude o foco. A desesperança traz o pessimismo, desânimo e apatia. ...
  2. Acredite em si mesmo. Trabalhe a sua autoconfiança. ...
  3. Abrace a incerteza. ...
  4. Procure pelo bom humor. ...
  5. Faça um novo plano. ...
  6. Dê um passo de cada vez. ...
  7. Busque novidades. ...
  8. Seja compassivo consigo mesmo.

“Portanto, é preciso haver fé; e se é preciso haver fé, também é preciso haver esperança; e se é preciso haver esperança, é preciso também haver caridade.” Esses versículos nos ensinam a ter esperança em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo.

A esperança melhora a satisfação, resiliência e diminui os níveis de depressão ao criar uma visão mais positiva de si mesmo, do mundo e do futuro. Observe como você se trata e fala com você diante das adversidades, erros e quando sente medo.

Rezar, ter fé, confiar em Deus ou em uma força superior que nos guia, também é uma fonte de esperança. É verdade que a fé move montanhas, pois quem confia encontra a motivação para ir em frente, para ir além das aparências e acreditar que tudo vai passar, até nos momentos mais difíceis.

Nossa esperança é o próprio Cristo; é por isso que devemos estar alegres e contentes, porque sabemos em Quem depositar nossa confiança. Que o Espírito renove em cada um a esperança que cura, liberta e faz viver.

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

Na Carta aos Colossenses, Paulo afirma a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em nós, a esperança da glória de Deus (Cl 1:27). Paulo experimentou a força transformadora do Evangelho de Cristo e reconhece o seu poder de romper barreiras, libertar de prisões e assegurar vida.

Quando a Bíblia fala em fé e esperança, significa uma certeza tal que não deixa margem de insegurança ou para constantes dúvidas. Com isso, a certeza do perdão dos pecados e a salvação pela fé em Jesus Cristo e Sua obra redentora já consumada são rejeitadas.

Esperança é ter fé e acreditar que determinada coisa vai, de fato, acontecer. É saber que, realmente, vamos ter dias melhores, independentemente de política, pandemia e religião. É ter certeza de que vamos superar os problemas e ficar bem”.

Existem muitos acontecimentos que nos fazem perder a esperança: a morte de uma pessoa querida, uma separação permanente, a perda de um emprego, resultados ruins em alguma prova, etc. Nessas situações, o que acaba com a esperança é a sensação de falta de controle, de recursos ou de aptidão.

Nossa esperança está no SENHOR; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.

A esperança espiritual de Abraão o capacitou a tornar-se o pai de todos nós, na fé, como lemos em Romanos capítulo 4, verso 18, que diz assim: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência”.

A palavra “esperança” tem sua origem no latim, ela é derivada de SPES, que tem o significado de “confiança em algo positivo”. Esta palavra latina também deu origem ao verbo SPERARE, que veio dar origem ao nosso “esperar”, em latim significava “ter esperança”.

1 expectativas, espera, aguardamento, aguardo, expectações, possibilidades, eventos, facilidades, eventualidades, contingências, chances, viabilidades, promessas, probabilidades, alternativas, cenários.

Como isso os ajuda a entender por que Jesus Cristo é a esperança do mundo? (Quando temos esperança em Jesus Cristo, somos capazes de olhar para além dos problemas e das tristezas da mortalidade e concentrar-nos nas bênçãos colocadas ao nosso alcance pela Expiação, como, por exemplo a Ressurreição e a vida eterna.)

Uma habilidade para gerar caminhos ou rotas rumo aos objetivos. Para os simpatizantes do teórico, a esperança pode não apenas levar a uma vida mais leve, mas também auxiliar no tratamento de doenças como a depressão.

Um caminho de esperança exige uma cultura do encontro, do diálogo, que supere os contrastes e o confronto estéril. Para isso, é fundamental considerar as diferenças no modo de pensar, não como um risco, mas como uma riqueza e um fator de crescimento.

A desesperança é o sentimento caracterizado pela falta de esperança, como a própria palavra indica. A pessoa desesperançosa não vê como possível a realização de seus sonhos nem uma melhora em uma situação ruim.