Qual é a importância de se ter uma vida espiritual?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Há evidências de que pessoas com espiritualidade bem desenvolvida tendem a adoecer menos, a ter hábitos de vida mais saudáveis e, quando adoecem, desenvolvem menos depressão e se recuperam mais rapidamente. Para muitas pessoas, a espiritualidade é uma fonte de conforto, bem-estar, segurança, significado, ideal e força.

Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...

Já o autocuidado espiritual é aquele que nos oportuniza uma ligação com o nosso interior, nossa alma e com aquilo que é sagrado para nós.

A espiritualidade tem relação com valores e significados: “o espírito nos permite fazer a experiência da profundidade, da captação do simbólico, de mostrar que o que move a vida é um sentido, pois só o espírito é capaz de descobrir um sentido para a existência” (2005:138).

Conversar com ele e com as pessoas que o seguem é um exercício diário de evolução e aprimoramento das suas ações. Esses são algumas das inúmeras atitudes que podem ajudar a exercer a espiritualidade. A conexão com Deus é um processo contínuo e com atitudes integradas.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Existem diversas formas para se proteger espiritualmente de energias negativas, como simpatias, banhos mágicos, orações etc. Cada uma dessas formas funcionam de maneira diferente e podem ser usadas juntas para fazer limpeza e proteger você e quem você ama de energias pesadas.

E quando falamos em saúde, não podemos esquecer da saúde espiritual, que está relacionada à nossa fé e crenças. “Para atingir o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou filosofia.

Trata-se de conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes, e que podem ter conexão com algo transcendente, ou mesmo a fé. Os bons sentimentos elevam a frequência de emoções positivas, com reflexos na qualidade de vida e também no tratamento de doenças.

A Assistência Espiritual não é somente um ato religioso específico de uma crença, mas uma manifestação de amor, de acolhimento, de altruísmo, de compaixão e de todos os demais valores a serem oferecidos quando se objetiva a felicidade do próximo.

A espiritualidade envolve seguir o caminho do bem, com ética, com o fato de se preocupar com os outros, com a capacidade de se relacionar com “um ser superior”, ouvir as pessoas e suavizar relações, tem haver com valores (estes que por sua vez o mundo moderno está deixando cada vez mais de lado).

As necessidades espirituais podem ser alcançadas por meio da busca de significado e propósito na vida; da necessidade de dar e receber amor; do perdão; dos sentimentos de esperança, força, harmonia e confiança; da expressão de valores e crenças pessoais; das práticas espirituais; da criatividade e da transcendência ou ...

Praticar exercícios regularmente, comer de forma balanceada, dormir pelo menos seis horas e exercitar a mente por meio da leitura ajudarão você a se sentir melhor consigo mesma, a crescer como pessoa e a atingir um estado de bem-estar que se refletirá em sua aparência e na percepção dos outros sobre você.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

A pessoa se prepara espiritualmente para viver as ambiguidades da vida. Como vemos, é uma espiritualidade comunitária. Baseada nas idéias de Spener, a espiritualidade pode ser resolvida no processo de salvação: Conversão, Santificação e Edificação dos crentes (nos Collegia Pietatis).

Espiritualidade e religião se complementam, mas não se confundem – há um grau hierárquico que distingue os termos. A espiritualidade é uma vivência nata do homem, enquanto a religião é uma instituição humana. Desde que o homem irrompeu na natureza, com ele chegou a espiritualidade que é seu dom maior.

Autoconhecimento e a prática de atividades que tranquilizam a mente refletem na boa saúde do corpo e da alma.

  1. Autocuidado. Parece óbvio, mas não é. ...
  2. Perdão. Somos seres holísticos – nosso corpo, mente e espírito estão conectados. ...
  3. Respeito. Tenha respeito por você e pelos outros. ...
  4. Otimismo. ...
  5. Serenidade.

Hoje, a espiritualidade deve ter uma incidência política, ou seja, a busca do direito ao bem viver, ao viver bem ou ao bem comum de todos os seres que compartilham a Terra, o espaço e o cosmo.

As enfermidades espirituais, classificadas como graves, são encontradas em pessoas que revelam perdas temporárias ou permanentes da consciência. A perda da consciência, lenta ou repentina, pode estar associada a uma causa fisiológica (velhice) ou a uma patologia (lesões cerebrais de etiologias diversas).