Qual é a importância de estudar a arte?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual. Mas não para por aí, conectam as crianças e jovens com sua própria cultura e com o mundo em geral.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Estudar Artes é, antes de mais nada, o estudo das influências culturais ao longo da história e como os movimentos artísticos ajudaram a moldar as diferentes culturas em todo o mundo.

Importância da Arte-Educação
Durante as aulas, os alunos são estimulados a criar e se expressar por meio das artes. Ao mesmo tempo que é importante conhecer os movimentos culturais, a arte-educação contribui na formação do pensamento crítico de cada aluno. Além de ser uma boa oportunidade para descobrir novos talentos.

“A arte é o campo cultural no qual podemos encontrar o íntimo, fora, entre nós, tornado comum. Nesse sentido, ela pode eventualmente expandir ideias de mundo e de gente, trazendo pensamentos e sensações que podem eventualmente nos fazer reconhecer fora de nós algo que é nosso.

A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.

Arte e cultura envolvem nossa humanidade, ajudam a criar o caráter e o clima da cidade em que vivemos; são fontes de empatia e conexão. Poesia, música, imagens e histórias falam de nossos valores mais profundos, fortalecem a identidade da comunidade e apoiam o pensamento crítico e a solução de problemas.

A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.

Objetivos do ensino de Arte
A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.

A arte é um dos principais meios para que crianças e adolescentes articulem e explorem ideias, sentimentos, percepções e vontades, com responsabilidade, ética e criatividade.

Desenvolve a coordenação motora
Assim, as atividades de artes também são ótimos meios de treinar e aprimorar esse autocontrole e a disciplina que, além de emocional, é física. Equilíbrio, força, resistência e flexibilidade são apenas alguns dos benefícios secundários conquistados pelo esforço.