Qual é a importância das empresas transnacionais para a atual fase da economia?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

Os grandes avanços tecnológicos nos meios de comunicação e transporte permitem uma considerável fragmentação no processo de produção e consequentemente uma crescente flexibilização da mão de obra. As transnacionais geram mais empregos diretos e formais nas sedes e em países em desenvolvimento do que em países pobres.

AS GRANDES CORPORAÇÕES E AS TRANSNACIONAIS
Os países onde são instaladas suas filiais oferecem uma série de vantagens que reduzem o custo de fabricação das mercadorias, como mão de obra e matérias- primas baratas. Em troca, as transnacionais oferecem emprego e geração de renda local.

São aquelas que possuem a sede instalada em um país e filiais espalhadas por diversos outros países. São chamadas também de empresas transnacionais. Entre seus objetivos, estão a redução dos custos com o processo de produção e a ampliação da sua margem de lucro.

A presença de empresas transnacionais tem causado enormes danos em muitas comunidades, especialmente a perda de territórios, da cultura e do patrimônio natural, sendo o maior deles a poluição do meio natural em decorrência destas atividades depredadoras do meio ambiente e geradoras de inúmeros conflitos socioambientais ...

As transnacionais atuam em vários países ao mesmo tempo, compram a melhor e mais barata matéria prima, instalam-se em locais onde os governos oferecem mais vantagens e onde a mão de obra é mais barata. Com um eficiente sistema de distribuição, enviam os produtos para todos os cantos do mundo.

Fabricação de bens de consumo (ponto positivo) Responsabilidade Social (ponto positivo) Poluição do ar (ponto negativo) Poluição das águas (ponto negativo)

Abundância de mão de obra com baixos custos, em comparação aos salários pagos em países desenvolvidos. Riqueza em matéria-prima (água, minérios, energia, agricultura, dentre outros).

Muitas delas optam por países subdesenvolvidos e emergentes, pois eles possuem uma grande quantidade de mão de obra a preços menores, além de garantir um fácil acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores desses países.

Sugestão de resposta: Há uma forte concentração de empresas transnacionais no mundo desenvolvido, principalmente na América do Norte (especialmente nos Estados Unidos), Europa Ocidental e Ásia (Bacia do Pacífico).

Quais são os benefícios desse processo? Para as empresas transnacionais, não faltam vantagens obtidas com o processo de internacionalização. Entre as principais, podemos citar: aquisição de mão de obra, controle de mercados internacionais, controle de novas matérias-primas e eliminação de barreiras alfandegárias.

As empresas multinacionais buscam absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo. Atualmente, grande parte das maiores multinacionais do globo está sediada nos Estados Unidos e na China. O Brasil conta com diversas multinacionais nas áreas de energia, finanças, alimentos, celulose e mineração.

Entre as principais vantagens das empresas multinacionais, destacam-se as seguintes: Fontes de emprego nos diferentes países onde desenvolvem a sua atividade comercial. Gerar um alto nível de receita e lucro.

Nesse sentido, empresas de um determinado país expandiram sua área de atuação, instalando filiais em outras nações com o intuito de obter cada vez mais consumidores, aumentando, assim, a lucratividade. Essas empresas são denominadas transnacionais.

Existem estudiosos que ressaltam que o objetivo da globalização é proporcionar às organizações uma vantagem competitiva através de menores custos operacionais e o ganho de um maior número de produtos, serviços e consumidores.

As corporações transnacionais são atores internacionais. Diante da magnitude do poder econômico do qual são detentoras, suas ações refletem diretamente nas decisões do Estado, no âmbito político, econômico e social.