Qual é a importância da vestimenta para a imagem pessoal e profissional?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

As roupas são importantes elementos da personalidade de uma pessoa. E o estilo pessoal é algo legítimo e não deve ser alterado ou manipulado. Vestir-se é um ato politico. Seja quem você é!

A roupa tornou-se parte integrante da auto-realização de cada pessoa. Já não pode ser um "escudo externo" e um estado de espírito frívolo em relação a ele pode muito bem causar um importante aspecto físico, psicológico e social da vida de uma pessoa.

A construção de uma boa imagem pessoal e profissional está inerentemente relacionada com dois conceitos básicos: a dualidade e a credibilidade. A dualidade significa que as pessoas têm ou não uma boa imagem. É construída num processo, não pode ser imposta, sendo obtida como resultado cumulativo de interacções.

No ambiente corporativo, ter uma imagem pessoal adequada significa ser coerente a sua personalidade e também à sua profissão. De acordo com pesquisas, aquelas pessoas que cuidam de sua imagem pessoal na vida corporativa chegam a ganhar até 12% mais do que os concorrentes.

A imagem profissional é justamente como as pessoas vão te enxergar e lembrar de você quando o assunto é sua vida profissional. Para construir uma imagem profissional assertiva e que reflita realmente o que você faz/tem de melhor, é necessário trabalhar em alguns pontos importantes em seu dia a dia profissional.

Além de ajudar na construção da identidade individual das pessoas, visto que a roupa também funciona como um instrumento de inserção em contextos sociais, o vestuário acompanha todas as transformações e interações sociais, e os processos históricos da raça humana, podendo ser estudado em nível sociológico e ...

Usar peças adequadas ao dia a dia da empresa faz com que a integração do profissional aconteça mais rápido e afeta inclusive na produtividade. Afinal, estar de terno e gravata em uma reunião com executivos faz sentido, mas o mesmo não se encaixa em uma startup, por exemplo.

Confira as dicas para se vestir no trabalho

  • Evite roupas muito justas ou com transparência;
  • Evite Itens de aparência esportiva ou casual em ambientes formais;
  • Cuidado com cores conflitantes e chamativas;
  • Evita roupas muito largas ou desajustadas;
  • Cuidado com pequenas manchas, rasgos e roupas mal conservadas.

A palavra vestimenta é usada como sinónimo de vestuário, trajes ou roupa. O vestuário é o conjunto de peças de roupa que tapam o corpo. E a vestimenta inclui a roupa interior, as calças, as camisolas, as camisas, os casacos e o calçado, entre outros adereços.

Resumo: A moda e a sua relação com o indivíduo e a sociedade, trata-se de uma relação que existe para além da necessidade básica de cobrir e proteger o corpo, e que explora o mundo visual e identidade individual e coletiva do ser humano.

Sendo assim, as vestimentas adequadas protegem porque são produzidas com elementos e tecidos para preservar o ser humano dos riscos no local de trabalho e tecnologias como química fina, fibras óticas, plásticos de alto polímero, resinas, fibras têxteis resistentes à temperatura, compósitos reforçados com fibra etc.

Como construir uma boa imagem pessoal e profissional?

  1. Invista em qualificação. ...
  2. Seja proativo. ...
  3. Tenha pontualidade. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Utilize as redes sociais. ...
  6. Seja organizado. ...
  7. Tenha uma boa aparência. ...
  8. Invista em marketing pessoal.

Como construir uma boa imagem pessoal e profissional?

  • Invista em qualificação.
  • Seja proativo.
  • Tenha pontualidade.
  • Seja educado.
  • Utilize as redes sociais.
  • Seja organizado.
  • Tenha uma boa aparência.
  • Invista em marketing pessoal.

Podemos definir a imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através da sua indumentária e do cuidado das suas características físicas para se apresentar na sociedade, como prolongação do seu papel na mesma, da sua maneira de ser, de se comportar, de viver e de todas as características da sua personalidade.

10 coisas que você precisa saber sobre imagem pessoal

  • autoconhecimento.
  • autoestima.
  • autoimagem.
  • crenças.
  • imagem pessoal.
  • profissional.

postura: atitudes em relação à postura física, forma de andar, cumprimentar os colegas e olhar para as outras pessoas; mentalidade: proatividade, visão positiva das situações e habilidade para solucionar problemas.

A moda tem a capacidade de mudar e dar sentido à vida graças à conexão pessoal que tem com todos nós. Todos nós precisamos usar roupas, e cada peça que compramos representa uma escolha pessoal. Essa relação intrinsecamente humana entre nós e nossa moda que transforma a questão em algo político.

Psicologia, a moda tem papel significativo no que se refere à identidade, atuando entre o indivíduo e a sociedade, pois por meio do vestuário é possível expressar-se e se comunicar e, em muitos casos, ela funciona como símbolo de pertencimento.

As vestimentas são uma forma das pessoas se comunicarem e através dessa comunicação nascem os grupos sociais. Todos nós possuímos uma autoimagem e ela é formada por itens que refletem nossos valores pessoais e sociais.

Estudos comprovam que as cores de roupas transmitem energia e podem influenciar o comportamento e o humor das pessoas, inclusive no ambiente de trabalho. Segundo a personal stylist Mariana Entringer, a escolha certa ajuda a melhorar a autoestima e até mesmo o desempenho pessoal.

“A roupa pode facilitar ou dificultar o diálogo no ambiente do trabalho. Uma pessoa que não está vestida adequadamente pode inibir a pessoa com quem se faz contato, até mesmo por estar arrumada demais para um determinado contexto, por exemplo”, diz a consultora.