Qual é a importância da tradição para as novas gerações?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Passadas dos pais para os filhos ao longo das gerações, as tradições têm grande peso na formação de todas as pessoas. Além de manter a união familiar, são responsáveis pela formação da identidade, do caráter, do comportamento e das memórias que farão parte da história do indivíduo que pode vivenciá-la.

Nas sociedades que se baseiam na tradição oral, os conhecimentos são memorizados e constantemente relembrados para que não sejam esquecidos ou desapareçam. constroem sua cultura e o indivíduo se torna capaz de construir sua identidade cultural que irá conduzir a própria trajetória.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importancia de mante-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas caracteristicas, nossa identidade. Segundo Barros (2008).

Assim, uma tradição significa algo que é passado adiante, ela é a transmissão de memórias, de crenças e até mesmo de lendas.

A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura. Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o hábito seja criado.

Sob a perspectiva da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.

Resposta: Auxilia na transmissão dos valores presentes para as gerações que virão. As tradições colaboram para o despertar da consciência coletiva da cultura e da história, pois resgata as raízes culturais de regiões e desperta no indivíduo o interesse e o orgulho a respeito de sua própria cultura.

Tradições Culturais são os costumes, crenças, histórias, rituais que são transmitidos de geração em geração em uma determinada localidade.

A cultura é um elemento de transformação, que também pode criar possibilidades para a vida profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A cultura é passada de geração em geração de acordo com um processo designado por ENCULTURAÇÃO (necessidade da constituição de uma cultura nacional, que unifique o mercado e centralize o poder), passando por um outro denominado de SOCIALIZAÇÃO, que é durável na vida do homem.

A cultura fornece regras, padrões, crenças, etc., que são aprendidas no contexto das atividades grupais. Então, é a partir dessa realidade sócio-histórica que nos socializamos. Por isso, também estudamos os agentes socializadores do processo de socialização que são: família, a escola e os meios de comunicação em massa.

A importância da cultura na sociedade
Como já mencionado, a cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes.

É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.

O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.

A tradição pode ser real, simbólica ou ficta. Será real quando a coisa for realmente entregue a outra pessoa.

COSTUME – tradição habitual ou prática frequente; TRADIÇÃO – transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos, de geração em geração; Dicionário Michaelis.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!

  • Carnaval.
  • Festas juninas.
  • Bumba meu Boi.
  • Folia de Reis.
  • Congada.
  • Círio de Nazaré
  • Festa do Peão de Barretos.
  • Lavagem do Bonfim.

Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.