Qual é a importância da tradição escrita para a história?

Perguntado por: lpaz6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

A escrita possibilita que as tradições religiosas sejam guardadas e preservadas ao longo do tempo tendo em vista ser essas um meio seguro de passar isso ao longo das gerações.

Tradição escrita: registros dos ensinamentos sagrados
Entre os mais conhecidos estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, a Torá judaico, entre outros. (...) Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas.

A tradição oral, além de fortalecer relações entre pessoas e comunidades cria uma rede de transmissão de tipos distintos de conhecimento e de modo de vida. Essa relação de aprendizagem informal é importante na estruturação e consolidação da cultura do grupo.

A escrita é, portanto, um dos meios para a preservação da memória cultural de um povo e não a única. Muitos povos se desenvolvem e preservam sua cultura através da oralidade. Para você saber mais: A história da escrita.

Todo o desenrolar da história da escrita foi um passo importante para a humanidade, não somente por ser um recurso que comprova os registros históricos, mas também por representar uma outra forma de ler e interpretar o mundo.

Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou outros.

Auxilia na transmissão dos valores presentes para as gerações que virão.

Esses registros ainda são importantes, pois possibilitam conhecer as diferentes formas de culto ao Transcendente que passaram a se consolidar até os dias atuais.

* TRADIÇÃO HISTÓRICA : que se destina a transmissão da memória de fatos ou de vultos notáveis e é preservada de duas importantes formas: através de documentos, tais como cartas, biografias, calendários, anais, compêndios e outras formas; bem como através de monumentos como restos, vestígios, túmulos, palácios, obras de ...

A tradição pode ser real, simbólica ou ficta.

As tradições são importantes, pois transmitem valores, histórias e objetivos compartilhados de uma geração para outra. Eles motivam as sociedades a criar e compartilhar uma identidade coletiva, que também serve para moldar identidades individuais.

A relação da memória com a história está na preservação e retenção do tempo, dando suporte para a construção do saber histórico. Portanto, o ser humano pode buscar subsídios na história para encontrar sua identidade, seu grupo social, sua maneira de viver, sobreviver e morrer.

Entendida como possibilidade de se revisitar o passado, permite relembrar e recriar acontecimentos com as percepções presentes. A Literatura por sua vez, pode ser reconhecida como uma manifestação artística por meio da qual os seres humanos encontram prazer, se reconhecem, promovem reflexões, e se eternizam.

Sendo assim, a tradição oral preserva uma cultura, um saber popular, apenas com a oralidade, de uma geração para a outra. Além disso, esta tradição surgiu no início da vida humana na Terra, quando ainda não havia escrita, ou outra forma de registrar histórias.