Qual é a importância da simulação?

Perguntado por: hrebelo . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A simulação é um recurso inestimável pois permite, através de modelos matemáticos condizentes com o problema, prever e observar fenômenos e situações com acurácia e precisão.

A simulação de processos produtivos oferece um método eficiente para ajustar parâmetros e obter resultados que aumentem a competitividade do negócio da sua empresa. Isso é feito sem riscos, testando desde revisões até o redesenho completo de plantas e projetos.

Além da previsibilidade do funcionamento de um determinado elemento, a simulação traz diferentes vantagens para as indústrias, como:

  • Produtividade.
  • Qualidade;
  • Eficiência;
  • Inovação;
  • Economia de custos;
  • Menor tempo de desenvolvimento;
  • Maior geração de receita.

Dispositivo capaz de reproduzir o comportamento de um aparelho de que se deseja quer estudar o funcionamento, quer ensinar a utilização, ou de um corpo de que se pretende seguir a evolução.

O usuário de um simulador aplica seus conhecimentos teóricos adquiridos em certas circunstâncias fictícias, porém equivalente às situações reais. Com o dispositivo empregado, o usuário se vê entre a teoria e a prática, ou seja, de maneira que se vê obrigado a colocar em prova seus conhecimentos teóricos.

simulação de um sistema executa, seqüencialmente e de maneira repetitiva, um conjunto de instruções. determinadas variáveis podem assumir são alterados, uma vez que se modificam as condições que influenciam o comportamento do modelo.

A Hipótese da Simulação (ou Argumento da Simulação, ou Simulismo) propõe que a realidade é uma simulação, e aqueles que nela vivem não são conscientes disso. O conceito é reminiscente do Gênio maligno de René Descartes, mas postula uma realidade simulada mais futurística.

Engana-se quem acredita que a única forma de simular um sistema ou componente seja através de computadores, na verdade a teoria aponta que há quatro formas distintas de simulação: simulação icônica, simulação analógica, simulação matemática e simulação computacional.

A simulação empresarial serve para criar estratégias para solução de situações específicas, de forma segura, por meio de testes. Portanto, essas simulações são indispensáveis para quem precisa avaliar as consequências de mudanças e aplicá-las em uma empresa.

Atualmente a simulação em computadores é aplicada em áreas como física, química, engenharia, climatologia, medicina, economia, entre outras.

A técnica de simulação por eventos discretos permite a modelagem, análise e otimização de sistemas logísticos. A avaliação de processos complexos, para os quais a utilização de métodos de cálculo simples não é suficiente, requer uma abordagem mais específica.

Os resultados da simulação podem ser difíceis de interpretar. Como as saídas da simulação podem incluir variáveis aleatórias, não é trivial determinar se os resultados observados resultam de inter-relações efetivas das partes do sistema ou se são fruto da aleatoriedade do sistema.

A maioria dos métodos de pesquisa em simulação a dividem em três fases: concepção, implementação e análise.

O que é simulação na educação? Os simuladores educativos são ferramentas que se enquadram no modelo pedagógico da aprendizagem experiencial (experiential learning) e em sua aplicação prática: aprender fazendo (learning by doing).

As aulas no simulador funcionam com base nos jogos de corrida no videogame ou em fliperamas. A diferenciação fica por conta do viés pedagógico e do objetivo de fazer com que o candidato vivencie situações reais do trânsito, analisando cada situação e passo do motorista.

ouvir: O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse hoje (13) que o governo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida foi aprovada nesta quinta-feira (13) durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

E agora você poderia se perguntar: mas qual a diferença entre um game e um simulador? É importante diferenciar os games dos simuladores virtuais. Enquanto o último projeta um cenário diferenciado e faz uma simulação da realidade, os jogos possuem um objetivo específico, que não permite muito a exploração.

Significado de Simulação
substantivo feminino Ação ou efeito de simular; fingimento, disfarce, dissimulação: a simulação de uma doença.