Qual é a importância da Revolução Industrial?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

Ele contribuiu, de forma decisiva, para o desenvolvimento da Sociologia, ao salientar que as relações sociais decorrem dos modos de produção, numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais.

“O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de produção em massa para atender às necessidades das massas.

Diante da Revolução industrial e em decorrência de fortes embates entre os grandes industriais e o proletariado, surgem as primeiras leis que garantem melhores condições de trabalho a classe trabalhadora. Essas conquistas repercutiram em várias partes do mundo.

Transformação da Era Industrial para a Era Digital
Este período alterou os meios de produção, com a invenção da máquina a vapor, que influenciou principalmente o segmento têxtil.

Iniciada no século XVIII na Inglaterra, a Revolução Industrial transformou a sociedade mundial ao tornar o capitalismo uma realidade em todo o planeta.

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

A Revolução industrial, que é dividida por três fases, foi responsável, principalmente, por transformações econômicas, tendo em vista o surgimento das indústrias, mas também por novas configurações sociais. Foi nesse período que o capitalismo começou a se consolidar e também ditar os padrões de vida da sociedade.

A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

A expansão das áreas urbanas e a dinamização do comércio e da economia são impactos positivos da industrialização. O aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera e o desemprego estrutural decorrente da automação da produção são impactos negativos da industrialização.

A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na Inglaterra, em meados dos anos 1760, até por volta de 1850, marcando a industrialização mundial. A introdução de máquinas para transformar a matéria-prima em produto final, de forma padronizada e escalonada, foi típica desse período histórico-econômico.

A Revolução Industrial teve início com o surgimento das máquinas movidas a vapor. A Inglaterra foi o país pioneiro nesse processo, pois reuniu condições políticas, econômicas e sociais para tal. O início dessa revolução se deu na segunda metade do século XVIII.

Um outro fator que favoreceu a expansão da educação foi a Revolução Industrial (1820 – 1840). Ela é marcada pela mudança da produção artesanal para a de máquina. Como as fábricas precisavam de mão de obra qualificada, ampliar a oferta de escolas para as classes mais baixas ia de encontro a essa necessidade.

1760 – 1840

A industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária. Enquanto na Inglaterra acontecia a Primeira Revolução Industrial, o Brasil vivia sob o regime colonial e escravista. Desta maneira, as primeiras fábricas só puderam ser abertas com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808.

a) A Revolução Industrial consolidou em alguns países a transição do sistema feudal para o capitalismo. Inaugu- rou desse modo uma nova era, em que o dinamismo do capitalismo priorizava constantes transformações e rapidamente tornava obsoletas as realizações passadas.

A Proteção Internacional do Direito do Trabalho
A pouco e pouco, os trabalhadores adquiriram o direito ao salário e à livre escolha de seu ofício. A conseqüência natural dessas conquistas foi a Revolução Industrial.

mecanização da agricultura e da indústria; desenvolvimento das comunicações; novos meios de transporte; avanços na medicina.