Qual é a importância da preservação dos animais?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.

Preservar é valorizar a nossa história e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. A preservação do patrimônio é fundamental para a compreensão da história e da cultura de um povo, além de ser um legado para as futuras gerações.

Os animais de vida livre desempenham um importante papel no equilíbrio da natureza. São eles que dispersam sementes e pólen e, portanto, plantam árvores, também consomem plantas, promovendo a ciclagem de nutrientes e ainda controlam populações de outras espécies.

Os répteis e os anfíbios são animais muito importantes para o equilíbrio ambiental. As temidas serpentes controlam populações de ratos, enquanto os lagartos se alimentam de uma grande variedade de insetos e ainda servem de alimento para alguns animais vertebrados.

A importância de proteger esse conjunto está diretamente relacionada ao equilíbrio ecológico. Indiscutivelmente, se a flora de um ambiente é devastada, a flora local é prejudicada. Outro fator que pode ser destacado no que diz respeito à relevância do foco na flora é a fauna.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A preservação ambiental tem como objetivo proteger totalmente da influência externa determinada área. A conservação prevê o uso racional dos recursos naturais para que não se esgotem. Os temas relacionados ao meio ambiente no Brasil são tratados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em 1992.

Importância da preservação do meio ambiente
A preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza.

Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como depressão, solidão e ansiedade. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

Nosso corpo depende de uma natureza saudável para sobreviver
As carnes, ovos, leite e queijos que consumimos vêm de animais que também vivem na natureza e dependem de um meio ambiente equilibrado.

Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores.

Cães, gatos, coelhos, mamíferos que, como os humanos, sofrem com os efeitos das partículas finas e óxido de azoto, a longo prazo podem sofrer ou terem agravadas doenças respiratórias. A poluição do ar também favorece a aparição de cânceres e tumores, além de causar a morte precoce.

A fauna participa não apenas da manutenção das matas, mas também de sua renovação. Nos ecossistemas florestais, muitos animais, como as antas e os muriquis, são importantes dispersores de sementes que possuem maiores chances de germinarem, gerando novas plantas e mantendo a floresta em pé.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.