Qual é a importância da iniciativa social?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

As iniciativas sociais têm um grande valor para nós que fazemos parte do Porto Social, pois além de criarem oportunidades para grupos em situação de vulnerabilidade, fomentam economia, educação e cultura nas comunidades.

Os projetos sociais são fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens, além de possibilitar a elas o direito de poder brincar e se divertir, vivenciar atividades esportivas, pedagógicas, orientação sobre uma alimentação saudável, se sociabilizar com demais crianças, criar ...

O que é uma ação social? São ações organizadas e estruturadas que têm como objetivo mudar realidades. Por meio de atuações em causas específicas, é feita uma intervenção para transformar vidas ou o ambiente em que cada ação social está.

6 formas de ajudar uma ONG [2022]

  1. 1 – COMPRAR PRODUTOS SOCIAIS DA ONG.
  2. 2 – DIVULGUE O TRABALHO DA ONG PELAS REDES SOCIAIS.
  3. 3 – TRABALHO VOLUNTÁRIO.
  4. 4 – FAZER UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO NO SEU ANIVERSÁRIO.
  5. 5 – PARTICIPAR DE UMA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLABORATIVO (CROWDFUNDING)
  6. 6- Realizando doações financeiras.

Em outras palavras, pode-se dizer que a ação social é embasada em uma intencionalidade. Ou seja, o sujeito pratica uma ação e espera uma resposta do outro. O ato de escrever uma carta, por exemplo, é tido como uma ação social.

Exemplos de ação social

  • escrever cartas e bilhetes;
  • trabalhar;
  • estudar coletivamente;
  • promover orações em grupo;
  • comprar um objeto por influência dos hábitos familiares;
  • dar esmolas a um indivíduo seguindo o exemplo das outras pessoas.

Contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais digna, sendo elas em situação de rua, moradores de comunidade, pessoas em situação de vulnerabilidade ou que necessitem do mínimo para sobreviver. Buscamos uma sociedade melhor par todos.

O que é impacto social? É o efeito que seu projeto causa às pessoas e ao ambiente onde as atividades acontecem.

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim como as formas de pensar, sentir e agir que acontecem de forma generalizada. Ou seja, os fatos sociais se repetem entre sociedades e indivíduos estudados.

O conceito de relação social se refere à maneira como as pessoas se conectam, interagem e se influenciam mutuamente no interior de uma sociedade. Essas relações ocorrem de forma recorrente e sistemática e, geralmente, envolvem a troca de afetos, informações, valores e poder entre as pessoas.

A solidariedade e generosidade são duas importantes características do ser humano. Reflexo disso são os projetos sociais que ajudam a transformar vidas, sem visar o lucro diretamente. Para as ONGs e organizações que apoiam a luta social, o que importa é ajudar o mundo a ser um lugar melhor para se viver.

Ganhar a confiança da comunidade na qual a empresa está inserida é um grande motivo para apoiar projetos sociais. Isso pode fortalecer os laços com a comunidade e, consequentemente, criar benefícios tangíveis e intangíveis para todos. A sociedade do entorno pode se sentir apoiada e valorizada por meio da iniciativa.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.