Qual é a importância da geometria na arte?

Perguntado por: laguiar9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Louro (2008) nos diz que “no decorrer dos séculos os artistas (neste caso, pintores) constataram que a geometria era de vital importância na obtenção da perspectiva óptica, que lhe conferiam o efeito tridimensional (...).” Tanto isso ocorre, que facilmente encontramos situações em que as pinturas foram produzidas tendo ...

O estudo da geometria é indispensável para o pleno desenvolvimento do ser humano, pois ajuda na compreensão do mundo, desenvolve o raciocínio lógico e proporciona um melhor entendimento de outras áreas do conhecimento, devido a grande importância que a geometria assume no cotidiano do individuo.

O Desenho Geométrico consiste de um conjunto de processos para a construção de formas geométricas e resolução de problemas com a utilização da régua sem graduação e do compasso.

A Arte geométrica está associada a arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela transformou o design ao utilizar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, num visual simples, que prospera até hoje.

A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas.

ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas.

Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade. O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.

Euclides, grande matemático e escritor, viveu provavelmente no século III a.C. e é chamado de pai da geometria. Ele foi o primeiro a reunir toda a geometria em uma única obra, chamada “Os Elementos”. Esse matemático baseou a geometria plana em cinco postulados.

A geometria pode ser considerada como uma ferramenta muito importante para a descrição e interrelação do homem com o espaço em que vive, já que pode ser considerada como a parte da matemática mais intuitiva, concreta e ligada com a realidade.

As formas geométricas estão presentes em quase todos os objetos que nos cercam, elas fazem parte do cotidiano escolar, da vida em família e até mesmo das brincadeiras das crianças. Elas podem ser divididas em planas e não planas, o que as caracterizam basicamente são as dimensões que apresentam.

Atualmente, inúmeras profissões utilizam a os conceitos geométricos, entre elas pode-se citar: a engenharia, a arquitetura, a astronomia, as pesquisas nas ciências exatas, as atividades de uma costureira, de um mestre de obras, de um coreógrafo, de um artista plástico, de um atleta ou técnico.

O trabalho com figuras geométricas estimula a atenção e discriminação visual, habilidades fundamentais também para a leitura e escrita. Exercita a capacidade de reconhecer, compreender e reproduzir conceitos de simetria, de quantidade e tamanho.

Sendo assim, a Geometria é uma ciência que se dedica a estudar as medidas das formas de figuras planas ou espaciais, bem como sobre a posição relativa das figuras no espaço e suas propriedades. Os matemáticos que realizam os estudos relacionados com a Geometria são chamados de geômetras.

Pois a arte figurativa é aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.

As mais conhecidas são o círculo, o quadrado e o triângulo de lados iguais (triângulo equilátero). Vamos ver algumas obras que foram criadas com o elemento da forma geométrica?

Pablo Picasso

Pablo Picasso lançou trabalhos famosos com base na geometria para expressar a realidade. Picasso, filho de um professor de desenho, nasceu em 25 de outubro de 1881 na cidade de Málaga, no sul da Espanha.

Há vários desdobramentos da geometria, como a geometria no espaço, a geometria plana, a geometria analítica, descritiva ou projetiva.

Mais uma sugestão é: ao invés de criar uma arte, analisar uma já pronta. A ideia é procurar obras que possam gerar conversas matemáticas. Fotografe ou imprima esses trabalhos e use um papel vegetal para apoiar em cima da imagem e apontar o que vocês enxergam de matemática nela.

Grécia Antiga. A influência da matemática na arte já pode ser percebida na Grécia Antiga: os gregos prezavam muito pela simetria e pela perfeição das formas, assim, suas obras seguiam princípios matemáticos. O templo Parthenon é um exemplo disso.

As formas, padrões, perspectivas, distorções e sensações entre 2D e 3D realizadas pela pena da artista são quase sempre previamente planejadas, calculadas, projetadas, em muitos casos inspiradas diretamente por elementos matemáticos como gráficos, equações ou fórmulas.

Os arquitetos usam a matemática por várias razões, deixando de lado o uso necessário da matemática na engenharia de edifícios. Em primeiro lugar, eles usam a geometria porque define a forma espacial de um edifício. Em segundo lugar, eles usam a matemática para criar formas que são consideradas lindas ou harmoniosas.