Qual é a importância da Eucaristia na nossa vida?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A Eucaristia nos ampara nas dificuldades, na luta pela pureza, no combate aos vícios e, sobretudo, aumenta em nós a fé, a esperança e a caridade. A Eucaristia é a saúde da alma e do corpo, remédio para todas as enfermidades espirituais.

A Eucaristia nos torna fortes para dar frutos de boas obras para viver como cristãos”. Significativa - disse o Papa ao concluir - é a oração de hoje, em que pedimos ao Senhor que "a participação ao seu sacramento seja para nós remédio de salvação, nos cure do mal e nos confirme na sua amizade".

“Viver a Eucaristia é reconhecer que Jesus é o pão da Vida, e, como pão da Vida, se oferece a nós.

Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos.

Não podemos falar de Eucaristia no AT, porque ela apenas foi instituída por Jesus Cristo. Contudo, há nele alguns textos que ajudam a compreendê-la melhor, litúrgico, sobretudo no que diz respeito à escolha das leituras (Liturgia da Palavra) e na estrutura, fórmulas e conteúdos da celebração da Eucaristia.

Na Eucaristia, o próprio Jesus se dá a si mesmo, tornando-se realmente presente entre nós. Quem recebe a Eucaristia com fé, pode gozar antecipadamente das iguarias dadas por Deus aos seus anjos e encontra em Jesus o pão que sacia a sua fome de eternidade e a sua sede de infinito.

A Eucaristia aumenta em nós a graça santificante, pois nela encontramos e recebemos o próprio autor da graça: Jesus Cristo. Ao tratar sobre a Eucaristia, é indispensável falar na santa Missa, pois é no sacrifício eucarístico que a Eucaristia se realiza, especialmente na consagração do pão e do vinho.

O Sacramento da Eucaristia nos permite participar, semanalmente, com toda a comunidade, do memorial da Páscoa do Senhor. Jesus instituiu esse sacramento na última ceia, confiando à Igreja o memorial da sua morte e ressurreição.

Os frutos da sagrada Comunhão são diversos; ela aumenta a nossa união com Cristo e com a Sua Igreja, conserva e renova a vida da graça recebida no batismo e no crisma, e faz-nos crescer no amor para com o próximo. Fortalecendo-nos na caridade, perdoa os pecados veniais e preserva-nos dos pecados mortais, no futuro.

Os Milagres Eucarísticos são milagres de Deus que visam confirmar a fé na presença real do corpo e do sangue do Senhor na Eucaristia. Com as palavras da consagração: “Este é o meu corpo”, “Este é o meu sangue”, o pequeno pedaço de pão torna-se o corpo de Cristo, e o vinho torna-se o seu sangue.

substantivo feminino Ação ou efeito de comungar, de realizar ou desenvolver alguma coisa em conjunto. Harmonia no modo de sentir, pensar, agir; identificação: comunhão de pensamentos. Em que há união ou ligação; compartilhamento.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Várias vezes o Papa João Paulo II teve ocasião de afirmar o caráter esponsal da Eucaristia e a sua relação peculiar com o sacramento do matrimônio: « A Eucaristia é o sacramento da nossa redenção. É o sacramento do Esposo, da Esposa ». Aliás, « toda a vida cristã tem a marca do amor esponsal entre Cristo e a Igreja.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja. Trata-se do ensinamento essencial da fé. Mas não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

Você encontra neste livrinho as principais orações como: Pai-Nosso, Ave-Maria, Salve-Rainha, Creio, entre outros. Além de cantos e a reza do terço. Perfeito para crianças e adultos que estão na primeira eucaristia, começando sua caminhada cristã.

O catequista precisa ter ou desenvolver algumas qualidades como saber trabalhar em equipe, ter liderança e ser criativo, ser uma pessoa responsável e perseverante, ter responsabilidade e pontualidade, ter amor aos catequizandos e sentir dentro de si a vocação de catequista.