Qual é a importância da ética e da moral?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade.

Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.

A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.

Enquanto a moral se relaciona com a motivação da ação de um indivíduo ou sociedade, a ética trabalha com o estudo desses princípios. De modo geral, então, a ética discursa sobre os fundamentos da moral e como eles influenciam os contextos sociais.

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

O que é ser ético: exemplos
Cumprir e respeitar as leis. Preservar o meio ambiente. Votar para os governantes. Preservar o bom convívio coletivo.

Ter uma conduta ética vai além de seguir regras. Essa é uma forma de construir relações respeitosas, o que resulta em um ambiente de trabalho saudável. A ética contribui para o bom funcionamento da empresa, aumenta o nível de confiança e o comprometimento entre os funcionários.

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. Ética e moral são termos similares que tiveram significados idênticos no passado. Hoje as mesmas palavras designam coisas distintas.

A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.

A moral é um conjunto de convenções sociais estabelecidas com o objetivo de alcançar a boa convivência social. A origem da moral está na tentativa de orientar os comportamentos para uma boa convivência social devido à interdependência humana.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Qual é a semelhança entre ética e moral? A resposta é simples, ambas guiam a conduta do homem e ensinam a melhor maneira de agir e se comportar em sociedade.

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Na Antiguidade
Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.

No campo da Filosofia, a moral é entendida como o “conjunto de valores, como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens” (Dicionário Houaiss).

Uma pessoa moral age de acordo com os costumes e valores de uma determinada sociedade. Ou seja, quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. Uma pessoa moral ou imoral não é necessariamente aquela que segue as leis ou regras jurídicas.