Qual é a importância da coerência?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias.

A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

Recurso que dá sentido ao que é escrito
A coerência textual é um dos elementos que possibilitam a conexão entre as ideias e a construção de sentidos. Juntamente com a coesão, apresenta uma relação lógica e sem contradições que trazem significação ao conjunto de palavras.

Se não há coerência, o texto pode confundir muito mais do que informar. Sem esses elementos o texto não cumpre a sua função, seja ela passar uma mensagem, convencer o leitor a respeito do seu ponto de vista, entre outros. Fica evidente, então, a relevância de escrever textos coesos e coerentes.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

A coerência e a coesão são elementos fundamentais para que um texto seja compreensível e passe uma mensagem clara.
...
Por isso, para um conteúdo ser coerente, ele precisa abranger certos elementos de coerência textual, que são:

  • a sintática;
  • a semântica;
  • a temática,
  • a pragmática;
  • a estilística;
  • a genérica.

A coesão e a coerência textual na redação são elementos que tornam um texto mais fluido e agradável de ser lido. Sendo assim, é muito importante entender como aplicar essas duas ferramentas ao escrever. Essas duas ferramentas auxiliam no encadeamento das ideias ao longo da redação.

A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido. Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, seja harmonioso e faça sentido para o leitor.

Falta de coerência; característica, comportamento ou dito sem nexo ou lógica. Qualidade da pessoa que não é consistente no modo como procede. Ausência de lógica entre uma coisa e outra, entre ações e fatos; incongruência. Ausência de relação; falta de conexão; desconexão.

A coerência é o princípio responsável por ajudar a dar sentido às ideias de um texto.

A coerência textual pode ser definida, portanto, como uma harmonia entre as ideias ou os fatos abordados ao longo do texto. Uma redação coerente é aquela que tem uma boa construção de ideias, de modo que elas sejam articuladas e resultem em um conteúdo fácil de ser lido, interpretado e compreendido.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação. Conhecer os tipos de coerência pode ajudar na construção da coerência global de um texto, seja ele oral ou escrito.

A coerência atrai confiança
A confiança é conquistada com o tempo por meio de atitudes. Se você é coerente e suas ações e falas estão em harmonia, está demonstrando aos outros que é uma pessoa confiável. Isso vale tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal e social.

Coerência textual consiste na garantia da relação lógica entre as ideias de um texto. Assim dizemos que um texto está coerente quando é possível entendê-lo de forma clara, sem contradições.

1 união, ligação, junção, aglutinação, conglutinação, conexão, juntura. Qualidade do que é aderente: 2 adesividade, pega, viscosidade, visgo, pastosidade.

A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto. Ela está relacionada com os sentidos da redação, ou seja, com os recursos que garantem à escrita maior inteligibilidade e organização argumentativa. Um texto incoerente fica privado de significação, além de não cumprir sua principal função: comunicar.