Qual é a importância da cartilagem epiglote no processo de deglutição?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório. A epiglote funciona como uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e se abre para permitir o fluxo de ar durante a respiração.

Entendemos por “deglutição” o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo (alimento ou saliva) da boca até o estômago. Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada.

Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.

A epiglote funciona como uma barreira mecânica presente na laringe. Ela impede que o alimento faça a falsa via, ou seja, ela impede que o alimento entre na via respiratória e siga o caminho correto da via digestória.

Resposta: Serve para fechar a ligação da faringe com a glote durante a deglutição. Essa cartilagem evita a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestivo. A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório.

Ela envolve e protege as pregas vocais, bem como a entrada para a traqueia, prevenindo que partículas de alimentos ou fluidos entrem nos pulmões. As cartilagens da laringe formam o seu esqueleto.

Cartilagem epiglote: a cartilagem epiglote é uma cartilagem flexível e tem formato de folha. Ela está localizada no começo da laringe e tem a função de evitar a comunicação do sistema respiratório com o sistema digestivo em momentos como a respiração e a deglutição.

Esses anéis cartilaginosos desempenham o papel de não permitir que as paredes da traqueia colidam, fazendo com que a passagem de ar não seja interrompida.

Participam do controle neural central da deglutição o córtex cerebral e o tronco encefálico. O controle do processo de deglutição no tronco encefálico é feito pelo chamado centro da deglutição, localizado na formação reticular bulbar 3,4.

O esôfago é um órgão musculoso que conecta a região da faringe ao estômago. Ele se localiza posteriormente à traqueia, anteriormente à coluna vertebral, e atravessa o diafragma em frente à aorta.

A deglutição tem 3 fases:

  • Oral ou bucal: movimento do bolo alimentar da boca para a orofaringe;
  • Faríngea: movimento do bolo alimentar da orofaringe para o esófago;
  • Esofágica: movimento do bolo alimentar do esófago até ao estômago.

Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela. Essa movimentação garante que o alimento não siga em direção à traqueia, mas continue seu caminho em direção ao esôfago.

A função da epiglote é fechar a entrada laríngea durante a deglutição e assim impedir a passagem de alimentos e líquidos para os pulmões (aspiração).

Epiglotite é uma infecção bacteriana da epiglote e dos tecidos circundantes. A epiglotite pode bloquear a traqueia e ser fatal. Os principais sintomas são dor de garganta intensa e respiração difícil, estridor. Os médicos fazem o diagnóstico observando a epiglote na sala de operação com uma luz direcionável.