Qual é a importância da árvore na nossa vida?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Fornecem madeira, que é usada como matéria-prima para a construção de móveis e casas; Fornecem celulose, que é usada na fabricação de papel; Algumas apresentam componentes importantes que podem ser utilizados na fabricação de medicamentos e de cosméticos; Ajudam a barrar ruídos, sendo importantes nas áreas urbanas.

Árvores são fontes de oxigênio
Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio. No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem.

nome feminino
[ Botânica ] Vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo.

Porém, a redução do número de árvores e de áreas verdes, que muitas vezes dão lugar aos prédios, ruas e avenidas, comprometem a manutenção do microclima e da fauna, além da capacidade natural de redução de materiais tóxicos no ambiente. O resultado é uma pior qualidade de vida dos habitantes.

As árvores são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais. É por toda sua importância que o dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia da Árvore.

Árvore da vida: crescimento e renovação
Um dos significados mais importantes da árvore da vida é lembrar que devemos sempre crescer e nos renovar, e ficar parado não é uma opção! Esse símbolo também é conhecido por outros nomes, como: árvore do mundo, árvore do esclarecimento ou do conhecimento e árvore celeste.

A Árvore da Vida é um símbolo rico em significado e história. Presente em diferentes culturas e tradições, ela representa a vida, a conexão entre o céu e a terra, a imortalidade e a sabedoria. Na Bíblia, a Árvore da Vida tem um papel significativo, tanto no Jardim do Éden quanto na promessa de vida eterna no paraíso.

6 benefícios que as árvores nos dão

  1. combatem as alterações climáticas. ...
  2. fornecem “alimento” e matérias-primas. ...
  3. proporcionam sombra. ...
  4. poupam água. ...
  5. previnem a erosão dos solos. ...
  6. previnem a poluição das águas.

Uma das formas de reduzir a erosão de determinada área é com a ajuda das árvores. Elas têm a capacidade de conter possíveis desgastes sofridos pelo solo, pois atuam como uma espécie de proteção. Além disso, são capazes de absorver excesso de água, uma árvore adulta é capaz de reter até 250 litros do líquido.

A casca da árvore é um conjunto de camadas de células que envolvem a parte interior da planta de uma forma semelhante à pele dos animais e da mesma forma que a pele protege o nosso corpo, a casca protege o interior da planta.

As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. A qualidade deste recurso, primordial para a saúde e o desenvolvimento rural e urbano, está vinculada com a gestão florestal. As florestas propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo.

Dia da Árvore: confira dicas para ajudar a preservar a natureza

  1. Dica n° 1 – Reduza o uso de papel.
  2. 2 – Compre produtos com certificação.
  3. 3 – Apoie programas de conservação de florestas.
  4. 4 – Aposte na reciclagem.
  5. 5 – Reduza o consumo.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A Árvore da vida é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais como celtas, gregas, romanas e persas até culturas orientais como a chinesa e a japonesa. Para todas elas a Árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios.

Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram a árvore como símbolo da vida, de modo especial à época da chuva ou quando preparavam a terra para semear. Há mais de um século, o Brasil comemora o dia 21 de setembro como o Dia da Árvore.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

A vegetação apresenta várias vantagens para o solo. Uma das principais é que inibe a erosão. Sem vegetação, a água pluvial e os ventos arrastam os nutrientes do solo, provocando o processo erosivo e a perda de fertilidade. Já em solos cobertos por vegetação, a água das chuvas é interceptada por folhas e ramas.

As árvores absorvem o CO2 (dióxido de carbono) e outros gases da atmosfera. Assim, melhoram o ar que respiramos. Essas mesmas árvores absorvem a radiação solar e contribuem para a redução de temperatura.

De acordo com o estudo “Árvores e os efeitos da floresta na qualidade do ar e na saúde humana nos Estados Unidos“, o material particulado, que é prejudicial aos pulmões, é retido na superfície das árvores, enquanto as folhas atuam como filtros, absorvendo gases poluentes.

21 de setembro

Dia da Árvore é comemorado com a 5ª edição do 'Plante Verde' em Fernandópolis. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para a vida no planeta, em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil.

“Sejamos como as árvores, que crescem em busca do sol, voltando-se sempre para a luz e ancorando suas raízes cada vez mais profundas, à medida que envelhecem, na sabedoria da Mãe Terra.