Qual e a importância da água para o meio ambiente?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...

Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes – como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. A água potável é aquela própria para consumo, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto ou cheiro.

Ela ajuda a hidratar, transportar nutrientes até as células e auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina.

A escassez de água também pode prejudicar o turismo de uma região, resultando em impactos econômicos. Além disso, o desperdício traz consequências para o meio ambiente, já que um elevado nível de perda acarreta na necessidade de captação e produção superiores ao volume que as pessoas normalmente precisam.

Ela faz parte do corpo de todos os organismos vivos, transporta substâncias, garante a realização de diversas reações químicas, além de ser considerada um solvente universal em virtude de sua capacidade de dissolver outros compostos químicos.

A água é a fonte da vida, da saúde e dos meios de subsistência e produção em todo o mundo. O fornecimento de serviços hídricos, de saneamento e de água potável são elementos essenciais do desenvolvimento sustentável, que precisam de atenção política e financeira dos governos nacionais e locais.

Além de trazer mais saúde, a água limpa em todos os pontos da casa protege os aparelhos domésticos, diminui a necessidade de trocas, manutenções e limpeza (da caixa d'água principalmente), previne entupimento de orifícios e incrustações que danificam precocemente os equipamentos.

Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.

A água é um recurso natural abundante no planeta, essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida. Trata-se de uma substância química formada pela junção de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Portanto, a fórmula da água é H2O.

É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos; meio de vida de várias espécies vegetais e animais; elemento representativo de valores sociais e culturais e até mesmo como fator de produção de diversos bens de consumo final e intermediário (Rios Voadores, 2021).

No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso depende e pode afetar condições específicas de quantidade e de qualidade das águas.

É possível sobreviver consumindo apenas água? Por um tempo, talvez 30 dias é possível. Depois disso, as chances de morrer vão aumentando drasticamente por falta de substâncias que provêm energia para o cérebro, o coração, o fígado e diversos outros órgãos funcionarem.

O sistema urinário é fortemente afetado pela desidratação. Infecções urinárias de repetição podem ser sinais de falta de água. Quando um indivíduo consome pouca água, ele também urina menos vezes durante o dia, ou seja, isso prejudica a limpeza que precisa ser feita nos rins na eliminação de toxinas.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.

Dia da Terra: 7 ações (diárias) para ajudar o planeta

  1. Economia de energia em casa. ...
  2. Meio de transporte limpo. ...
  3. Redução do consumo de carnes. ...
  4. Atenção às viagens. ...
  5. Desperdício zero de alimentos. ...
  6. Reduzir, reutilizar e reciclar. ...
  7. Informação e cuidado com a Terra.