Qual é a igreja mais famosa do Brasil?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O Santuário ou Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida está localizado na cidade de Aparecida – SP, no interior do Vale do Paraíba. Esse templo religioso católico é considerado o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Notas: A Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória é considerada a primeira igreja erguida no Brasil, construída no ano de 1503, em taipa, pelos dois frades franciscanos que chegaram em Porto Seguro na ocasião de uma das expedições de Gonçalo Coelho.

Igreja mais Rica do Brasil - Igreja e Convento de São Francisco.

Igreja de São Cosme e São Damião

Com origem no século XVI, em 1535, a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto
É uma das mais conhecidas do Brasil e, como foi construída durante o Ciclo de Ouro, está entre as igrejas com a maior quantidade de ouro do país - são mais de 400kg do valioso metal.

Com 372 igrejas, Salvador tem roteiro turístico que conta história da cidade.

Estamos na Yoido Full Gospel Church (Igreja do Evangelho Pleno), apontada pelo "Guinness Book", em 1993, como o maior templo neopentecostal do mundo, com 700 mil fiéis (hoje são 880 mil).

Tailândia

É o que diz uma pesquisa da empresa WIN/Gallup, feita com 64 mil pessoas em 65 países. De acordo com o levantamento, o país que lidera o ranking de mais religiosos é a Tailândia, onde 94% dos entrevistados se disseram crentes.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória, situada na praça Rodrigues Lima, largo da Vitória, em Salvador, teve o tombamento aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

1- Salvador – Igreja de São Francisco da Penitência
Em primeiro lugar vamos começar lá pelo nosso lindo Nordeste, mais precisamente em Salvador a linda capital da Bahia. Essa igreja é muito famosa na capital baiana, exatamente pela sua quantidade de ouro em seu interior.

De acordo com o balanço para 2021, as contribuições foram de 46,9 milhões de euros.

De acordo com a revista, os evangélicos formam uma parte da nova classe média brasileira, conhecida como classe C. Enquanto isso, os mais ricos e os mais pobres permanecem católicos.

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

Algumas igrejas neopentecostais do Brasil são a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus e Igreja Renascer em Cristo.

Maior e mais impressionante igreja do mundo, a Basílica de São Pedro foi construída ao longo de 120 anos entre 1506 e 1526. Situada no coração do Vaticano, a igreja tem 150 metros de extensão por 220 de comprimento, e pode receber até 60 mil pessoas durante suas missas.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A segunda Igreja mais rica do Brasil é a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Minas Gerais, Ouro Preto, e também se destaca como ponto turístico.

Edir Macedo

Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record, Edir Macedo está quase no final da lista de bilionários, em 230º lugar. O patrimônio do atual líder religioso e de sua família é de R$ 1,34 bilhão.

A cada três igrejas evangélicas existentes hoje no país, uma foi inaugurada nos últimos dez anos. Com isso, são 178.511 templos abertos atualmente. Veja quais são as maiores denominações.

50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha.