Qual é a idade que o idoso não responde mais por si?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Não há limites de idade! Sim! Muitos idosos ficam surpresos quando respondo isto, pois muitos são levados a crer que precisarão da autorização dos filhos para realizar estes negócios jurídicos. Tento deixar claro: o imóvel é do seu proprietário e ele pode vendê-lo a qualquer tempo!

R: Não existe idade máxima para se assinar uma escritura. Precisa ser capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil e estar lúcida e orientada. Uma pessoa é lúcida, mas não consegue assinar por problema de saúde.

Se ele não responde por si, ou seja, está na condição de incapaz, creio que a primeira providência a tomar e requerer a sua Interdição para que lhe lhe seja nomeado um curador. Nesse caso, nenhum bem que lhe pertença deverá ser vendido, sob pena de nulidade.

Para o espanto de alguns, sim, o idoso pode vender o patrimônio próprio, independentemente de qualquer autorização de filhos, netos ou juiz.

A fraqueza nas pernas em idosos pode ser um dos sintomas dessa agressão ao nervo ciático, juntamente com dores, câimbras e fadiga crônica. A perda de resistência muscular nos membros inferiores pode ser decorrente de problemas na medula espinhal.

Assim como doar um bem, não existe limite de idade para a compra ou a venda de um imóvel, não necessitando de nenhuma aprovação de filhos, netos ou parentes. Se um idoso quiser vender o seu imóvel, poderá ele assim fazer se desejar, a qualquer tempo e para quem desejar.

Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

O Estatuto da Pessoa Idosa, descrito na Lei 10.741/2003, garante, entre outros benefícios, o acesso, a proteção e a prioridade em diversos serviços para pessoas maiores de 60 anos de idade.

Inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso é dos filhos. Havendo mais de um filho, a obrigação é proporcional. Se não houver filhos, ou estes não tiverem condições / disponibilidade para cuidar do idoso, chama-se os netos. Se os netos estiverem indisponíveis, chama-se os irmãos do idoso.

"A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida."

Aposte na ousadia. Mande mensagens para ele como se você dissesse a si mesma: “ eu não ligo de nenhum homem retornar!”. Ou seja, mande mensagens como se você fosse um “amigo” dele. Além de dar um choque de realidade e fazê-lo acordar para vida, você também aproveita a chance de ser sexy e ativa na relação.

Se a pessoa a quem se deu "Bom dia!" não deu resposta, algo pode estar indo mal no dia dela (ou seja, ele está tendo um "mau dia"). Então, é melhor esperar que ela se exponha; ou dar a ela o direito de se omitir.

Vácuo é quando a pessoa não quer responder, estando ocupada ou não. Quem quer mesmo faz acontecer. O vácuo é a maior prova de desinteresse que podemos receber de alguém.

Podem pedir a interdição os pais, os cônjuges, os companheiros e os parentes, de forma geral. Em regra, quem entra com a ação já pode solicitar que seja curador, desde que não haja nenhum impedimento para isso.

A legislação brasileira permite que um Pai, uma Mãe, faça a venda de um bem móvel ou imóvel para um filho. Inclusive, essa venda poder ser realizada para um só filho, caso a família seja composta também por outros filhos.

Ao contrário do que muitos pensam, a pessoa acometida pelo Alzheimer não poderá assinar uma procuração para que alguém possa representá-lo[7]. Logo, convencer o incapaz a assinar “um papel” não é uma solução para a celeuma. Não existe outro caminho que não a interdição e consequente curatela.

O mais indicado é que o idoso com sonolência excessiva seja levado ao geriatra, um médico especialista em como o corpo humano se comporta durante a idade avançada e o sono na terceira idade.