Qual é a idade para o primeiro emprego?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

16 anos

A Constituição Federal do Brasil estabelece que menores de idade só podem trabalhar efetivamente pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a partir dos 16 anos. Contudo, existem algumas exceções que permitem que adolescentes e jovens trabalhem antes mesmo dos 16 anos na condição de aprendiz.

É uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mundo do trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados.

Vagas de emprego para trabalhadores acima de 40 anos
Mesmo que a limitação de idade não esteja descrita na vaga, mas seja subjetiva, a exclusão não é permitida por lei. “Usar esse critério internamente para eliminar candidato à vaga com idade mais avançada também é ilegal“, afirma Falcão.

Como conseguir o primeiro emprego?

  1. Invista na sua educação.
  2. Faça trabalhos voluntários.
  3. Faça um currículo para o primeiro emprego.
  4. Procure vagas em plataformas de emprego.
  5. Estude e pratique antes da entrevista.
  6. Sempre preze pelos contatos profissionais.

No trabalho, o Jovem aprendiz coloca em prática o que aprendeu na teoria e consequentemente adquire experiência. Já o Estagiário precisa ser maior de 16 anos e estar matriculado em um curso de Ensino Superior ou Educação Profissional.

Conseguir emprego sem experiência é difícil porque muitas empresas precisam de profissionais que cheguem prontos para assumir as suas funções. Muitas vagas, inclusive, colocam a experiência profissional como pré-requisito, o que significa que se você não cumprir essa condição nem será considerado no processo seletivo.

Se você está cursando ou já concluiu o ensino médio pode participar do programa Aprendiz Legal. Esse é um programa do Governo Federal voltado para preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho.

De fato, pessoas desempregadas a partir dos 50 anos de idade encontram mais dificuldades para conseguir um novo emprego em comparação às mais jovens.

Dessa forma, todo empregado público, contratado mediante carteira de trabalho assinada, tem o direito de permanecer no seu emprego após os 70 anos, sem limite de idade, ou, no pior das hipóteses, até os 75 anos.

O que não poderá ser exigido do candidato? 1) Critérios de admissão por motivos de sexo, idade, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional e idade, nos termos do art. 7º, XXX da Constituição Federal e do art. 1º da Lei 9.029/95.

Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida.

O salário médio nacional de Jovem Aprendiz é de R$800 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Jovem Aprendiz na sua região. As estimativas de salários têm como base os 11.308 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Jovem Aprendiz.

Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras. Deve ser informado o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante.

Para tornar-se um jovem aprendiz deve-se: ter entre 14 e 24 anos, exceto em casos de pessoas com deficiência, que não há limite de idade; estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou médio.

Bem como, por exemplo, ter idade mínima entre 14 e 24 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).